Atingidos bloqueiam BR 163 no sudoeste do Paraná
Cerca de 250 atingidos por barragens (MAB) e integrantes de organizações da Frente Brasil Popular (FBP) realizam bloqueio da BR 163, próximo a ponte do Rio Iguaçu, no município de […]
Publicado 10/05/2016
Cerca de 250 atingidos por barragens (MAB) e integrantes de organizações da Frente Brasil Popular (FBP) realizam bloqueio da BR 163, próximo a ponte do Rio Iguaçu, no município de Realeza, no Paraná. A rodovia liga as regiões oeste e sudoeste do estado.
As pautas da mobilização são: garantia de direitos dos atingidos pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu; plano de desenvolvimento regional; defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora.
A UHE Iguaçu está sendo construída há quase três anos e até o momento o consórcio Geração Céu Azul (Neoenergia e Copel) ainda não apresentou proposta de indenização que garanta um preço justo aos atingidos. Além disso, também não apresentou áreas para reassentamento. Os atingidos reclamam que a empresa tem cancelado as reuniões de negociações que haviam sido marcadas e tem agido no sentido de pressionar as famílias a permitirem a entrada de funcionários e técnicos.
Segundo Ailton Padinha, da coordenação do MAB, a empresa vem empurrando as negociações com os atingidos com a barriga, a situação beira ao caos, não apresentam propostas concretas e nem condizentes com a realidade. É um absurdo, um crime que uma empresa que prometeu desenvolvimento para o povo tem promovido apenas sofrimento, angústia e ansiedade.
Na semana passada, o consórcio composto pela Neoenergia e pela Copel cancelaram reunião de negociação com os atingidos marcada para hoje, dia 10.
O protesto segue durante a tarde dessa terça-feira (10).