Em SC, 8 de março é comemorado com luta das mulheres
Em Santa Catarina, mulheres protestam contra reforma da Previdência e os altos preços da energia elétrica. Coordenadas pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), e com participação de atingidas por […]
Publicado 08/03/2016
Em Santa Catarina, mulheres protestam contra reforma da Previdência e os altos preços da energia elétrica.
Coordenadas pelo Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), e com participação de atingidas por barragens, sem terra e pequenas agricultoras ligadas a Fetraf, as mulheres catarinenses ocuparam as ruas de Chapecó (SC) neste dia 8 de março.
Neste início de tarde, as mulheres ocuparam a superintendência do INSS, após terem realizado passeata pelas ruas da cidade.
Demonstrando muito ânimo, as mulheres, com grande apoio de entidades sindicais e populares, afirmam que a luta pelos direitos das mulheres é acima de tudo uma luta pela democracia e pela liberdade, numa sociedade marcada pelo viés da exploração capitalista e patriarcal.
A região Oeste de Santa Catarina, onde se realiza o protesto, é uma das pioneiras nas lutas sociais no sul do Brasil, tendo grande participação nas conquistas históricas, em especial para as mulheres do campo.
A solidariedade às mulheres atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco em Minas Gerais, e contra o golpe no Brasil também são elementos que motivam a luta em Santa Catarina.