Christian Aid visita região do Tapajós

A entidade de cooperação Christian Aid esteve durante esta semana em Itaituba, Tapajós (PA), para ver de perto o trabalho que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem desenvolvendo […]

A entidade de cooperação Christian Aid esteve durante esta semana em Itaituba, Tapajós (PA), para ver de perto o trabalho que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem desenvolvendo na região. A entidade apoia o trabalho feito pelo Movimento para o empoderamento das mulheres ameaçadas pela construção do Complexo Tapajós em parceria com a União Europeia.

Estiveram na visita Paulo Barasioli, diretor da entidade no Brasil, e Maica Frieyro, chefe de financiamento de Programas da América Latina e Caribe. Eles visitaram as comunidades Pimental, ameaçada pela barragem de São Luiz, e Campo Verde (Km 30), impactada pelos portos em construção para o escoamento da soja do Mato Grosso e duas aldeias indígenas.

Christian Aid visita região do Tapajós

Na primeira etapa do projeto apoiado pela Christian Aid e União Europeia, o Movimento fez oficinas de direitos humanos com as mulheres nas comunidades. Este tema foi trabalhado com a construção de arpilleras, técnica de costura em juta com retalhos. Essa técnica, oriunda do Chile, foi apropriada pelas mulheres do MAB em todo o Brasil para expressar a violação de direitos humanos na construção das barragens.

“Esse trabalho do MAB trouxe muitas informações para nós. Agora não temos mais vergonha de dizer que somos contra a barragem. Esses encontros melhoraram muito nosso jeito de falar, de pensar”, afirmou Teilva, da comunidade Pimental.

Também visitaram as aldeias Praia do Índio e do Mangue, na cidade de Itaituba, ambas do povo Munduruku. Na ocasião, as mulheres da Aldeia do Mangue presentearam a entidade com uma das arpilleras feitas por elas na oficina. Também fez parte da programação da visita uma reunião com entidades parceiras do MAB, como os sindicatos dos professores e dos trabalhadores rurais.

“Saí com uma ideia mais clara do trabalho do MAB e do reconhecimento das comunidades deste trabalho”, afirmou Maica.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro