Mais de 500 atingidos participam de audiência pública na Bahia
Atingidos por barragens debatem problemas socioambientais no oeste da Bahia
Publicado 24/07/2015 - Atualizado 14/02/2025

Na última quarta-feira (22), mais de 500 atingidos por barragens participaram de uma Audiência Pública no município baiano de Santa Maria da Vitória (BA), com o objetivo de debater os problemas socioambientais da região. O evento, que contou com a presença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), teve como tema “Os Problemas Sociais e Ambientais causados pelos Grandes Projetos no Oeste da Bahia”
A atividade aconteceu como desdobramento das ações realizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens no 14 de março deste ano, dia internacional de luta contra as barragens, que ocasionou na criação de uma Mesa de Negociação.
Estiveram presentes o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Sr. Eugênio Spengler, representante da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Elias Jacob Mattar Neto, Coordenador de Ação Fundiária, Estácio Dourado Procurador Jurídico entre outros funcionários da SEMA.
Para o coordenador do MAB, Temoteo Gomes, esse foi um momento muito importante para a visibilidade da pauta dos atingidos. “Foi dado voz aos atingidos que puderam fazer diversas denúncias de forma direta, e ficou claro a importância da luta, pois foi graças às ações feitas no 14 de março”, afirmou.
Na ocasião foi entregue uma carta do MAB e entidades presentes abordando questões críticas que precisam ser revistas imediatamente, como a regularização fundiárias das áreas coletivas e individuais, os licenciamentos para barragens e para desmatamento no cerrado baiano.
O secretário se comprometeu a tomar providências sobre as denúncias e encaminhar respostas aos pontos levantados na próxima reunião da Mesa de Negociação, prevista para agosto.
