Repúdio à criminalização de camponeses mexicanos no estado de Veracruz

O Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), no Brasil, se solidariza com os atingidos por barragens no México. Repudiamos a prisão ilegal de camponeses do município de Jalcomulco, estado de […]

O Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), no Brasil, se solidariza com os atingidos por barragens no México. Repudiamos a prisão ilegal de camponeses do município de Jalcomulco, estado de Veracruz, no México e denunciamos a empresa Odebrecht por criminalizar defensores da Bacia do río La Antigua nessa região.

No dia 15 de maio, foram detidos de forma irregular pelo ministério público, Adrián Hernández Navarro, Eladio Ruiz Morales e Ernesto Texón Ochoa. Os camponeses foram levados a juízo de primeira instância do julgamento de Coatepec e foram reclusos ilegalmente no Centro de Readaptación Social (CERESO) de Pacho Viejo, por acusações falsas de má administração como comissários de comunidades camponesas (ejidales). Tais acusações já foram realizadas anteriormente e comprovadas que eram falsas. Pela não existência de provas não houve qualquer procedimento judicial.

Estes mandados de prisão são adicionados a uma série de ações tomadas pela empresa Odebrecht, a Comissão de Água do Estado de Veracruz, a Procuradoria Agrária do Estado e o Governo de Veracruz para criminalizar os defensores do Rio Pescados e integrantes da organização social Pueblos Unidos de la Cuenca del Río La Antigua por los Ríos Libres.  Denunciamos as ações da empresa Odebrecht nesta região pelos assédios e acusações para pressionar a saída de camponeses de seus territórios para construir o projeto “Multipurpose Xalapa” em conluio com autoridades estaduais, violando os direitos de cidadãos, de liberdade de expressão para proteger bens naturais, de viver em um ambiente saudável, defender sua herança e o futuro de suas comunidades.

A criminalização de atingidos por barragens também ocorre no Brasil. Combatemos e denunciamos essa postura das grandes empresas que tentam criminalizar os atingidos por barragens.

Apoiamos as exigências do Movimiento Mexicano de Afectados por las Presas y en Defensa de los Ríos (MAPDER) para:

– A liberação imediata dos ejidatarios Adrián Hernández Navarro, Eladio Ruiz Morales e Ernesto Texón Ochoa e o cancelamento das ordens de apreensão de Álvaro Contreras Torres, Dagoberto Cirilo Juárez e José Contreras. 

– Retirar as acusações de 10 integrantes do Movimiento en Defensa de la Cuenca del Río La Antigua; pois tais acusações representam um assédio moral e a criminalização de defensores de seus territórios.

– O cancelamento do projeto “Propósitos Múltiples Xalapa”, para captar e armazenar água proveniente do río La Antigua, impulsado pela Odebrecht e a Comissão Estatal de Água de Veracruz.

– A retirada de projetos de privatização da água impulsados pela trasnacional Odebrecht no território mexicano.

 

ÁGUA E ENERGIA NÃO SÃO MERCADORIAS!

Movimento de Atingidos por Barragens – MAB 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro