Atingidos por Belo Monte fazem trancaço por direito ao reassentamento

Um grupo de 200 atingidos por Belo Monte fizeram um “trancaço” na sede da Norte Energia, em Altamira, na manhã desta quinta-feira (30). Os manifestantes, organizados no MAB, serão expulsos […]

Um grupo de 200 atingidos por Belo Monte fizeram um “trancaço” na sede da Norte Energia, em Altamira, na manhã desta quinta-feira (30). Os manifestantes, organizados no MAB, serão expulsos suas casas devido ao enchimento lago da barragem, porém a empresa não quer garantir seu direito ao reassentamento.

Os atingidos são moradores dos bairros Boa Esperança, Colina, São Domingos, Recanto Sudam e Avenida Ernesto Aciloly. Eles foram excluídos do primeiro cadastramento feito pela Norte Energia e, apenas depois de um processo de lutas, conseguiram ser cadastrados, porém sem a garantia do reassentamento. Após a Jornada de Lutas do MAB realizada no mês de março, a Norte Energia aceitou adquirir um terreno para essas famílias, porém não se comprometeu com a construção das casas nem infraestrutura necessária (água, esgoto, energia elétrica, ruas pavimentadas, etc).

A ação de hoje, que consistiu em impedir a entrada dos funcionários da empresa, foi para conseguir debater esse ponto. “Somos tão atingidos quanto aqueles que foram reconhecidos primeiro pela empresa e exigimos o direito à casa, pois as indenizações são insuficientes para conseguir outro lugar para morar aqui em Altamira”, afirmou Carla Rodrigues, atingida e militante do MAB.

Após a Norte Energia aceitar receber uma comissão para discutir a pauta, os atingidos liberaram a entrada dos funcionários. Nesse momento, no entanto, a maioria já havia se dispersado, possivelmente satisfeita em antecipar o feriado prolongado. Na negociação, a Norte Energia aceitou discutir meios de viabilizar a construção das casas.

Na reunião, o MAB também denunciou a ação truculenta de uma milícia contratada pela empresa para impedir novas construções nas áreas alagadiças. A Norte Energia se justificou dizendo que não deu ordens para eles agirem dessa forma.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro