MAB se reuniu com o governador do Ceará

Como continuidade da jornada de lutas do 14 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens se reuniu nessa tarde (30) com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana. […]

Como continuidade da jornada de lutas do 14 de março, o Movimento dos Atingidos por Barragens se reuniu nessa tarde (30) com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana. A reunião aconteceu no Palácio da Abolição e na oportunidade os atingidos discutiram sobre a pauta de reivindicação das famílias atingidas.

Sobre os caminhamentos da audiência estão vários pontos, entre eles a política estadual para os atingidos por barragens e obras de transposição. Sobre este item, o governador autorizou o MAB, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará e o gabinete do governador a construir a política estadual.

Sobre o ponto da pauta que diz respeito à proposta de diagnóstico sobre a realidade dos munícipios e famílias atingidas por barragens, foi encaminhado para a SDA juntamente com o MAB construir o convenio com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para as barragens do estado.

No que se refere aos projetos de formação e capacitação para jovens atingidos por barragens, ficou encaminhado para SDA e o MAB ver a elaboração e a execução do projeto.

Sobre a produção de alimentos saudáveis, o governador encaminhou que é um ponto prioritário, indicando que o MAB e a DAS devem organizar a implementação dos projetos. Já sobre o abastecimento de água para as comunidades atingidas, foi autorizado que SRH (Secretaria de Recursos Hídricos), a COGER (Coordenadoria de Gerenciamento de Hídricos), a SOHIDRA (Superintendência de Obras Hidráulicas) junto ao MAB façam os projetos e executam as obras.

De acordo com José Josivaldo, da direção nacional do MAB, há uma avaliação positiva da negociação como consequência de um processo permanente. “Isto é resultado da jornada de lutas de março, mais continuaremos fazendo lutas e se mobilizando para pressionar o Governo para que de fato a nossa pauta seja garantida”, disse ele.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 01/04/2015

Leonir Rotava: Presente