Camponeses realizam ato unificado em São Paulo

Foto: Joka Madruga Nesta quinta-feira (12), milhares de camponeses de diversas regiões do país sairão em marcha na cidade de São Paulo. O ato, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos […]

Foto: Joka Madruga

Nesta quinta-feira (12), milhares de camponeses de diversas regiões do país sairão em marcha na cidade de São Paulo. O ato, organizado pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) tem como objetivo a luta pelos direitos no campo e a defesa do projeto popular para o Brasil.

A concentração está prevista para as 14hrs no vão do MASP. De lá, os militantes seguem em marcha até a sede da Secretaria Geral da Presidência da República, localizada na Av. Paulista, onde entregarão uma pauta unitária direcionada ao governo federal. Uma reunião está pré-agendada no mesmo local.

Entre os principais pontos de pauta estão reivindicações sobre questões estruturais ligadas aos trabalhadores do campo, como a reforma agrária popular, a soberania familiar, alimentar e territorial. O objetivo é denunciar as diversas formas de opressão causadas pelo modelo do agronegócio, atualmente financiado pelas diversas instancias do governo.  

Também questões conjunturais como a realização do Plebiscito Oficial para a Reforma Política, a democratização dos meios de comunicação e a luta pelos direitos trabalhistas.

Outro ponto é a questão da energia, os movimentos lutam pelo cancelamento imediato de todos os aumentos nas contas de luz previstas para entrar em vigor em 2015, a realização de mudanças políticas e institucionais para superar o modelo energético de mercado, em defesa da Petrobrás e contra a privatização de todas as matrizes energéticas.

Segundo a coordenação dos movimentos camponeses, o ato desta quinta-feira tem o objetivo de fortalecer a organização popular no campo.

Na sexta-feira (13), os movimentos continuam na capital para ato em defesa da Petrobrás, da Constituinte e dos Direitos dos Trabalhadores, marcado para as 15 horas na Avenida Paulista.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro