Depois de 30 anos, reassentados recebem o documento da terra

No dia de ontem (19), moradores do reassentamento Nova Conquista, município de Chopinzinho/PR, participaram de um ato público com a presença do prefeito municipal, secretário da agricultura, vereadores e representantes […]

No dia de ontem (19), moradores do reassentamento Nova Conquista, município de Chopinzinho/PR, participaram de um ato público com a presença do prefeito municipal, secretário da agricultura, vereadores e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Superintendente do INCRA Nilton Bezerra. Na oportunidade, foram entregues títulos para regularização fundiária do reassentamento.

As famílias reassentadas foram atingidas pela barragem de Itá, construida sob o Rio Uruguai, na divisa entre Santa catarina e Rio Grande do Sul. Na época, depois de muita luta e organização das famílias, eles conquistaram o reassentamento, cuja construção foi em forma de mutirão.

“Foram 30 anos de espera, sem acessar políticas públicas”, diz Darci do Nascimento morador da comunidade. “Sem o documento da terra, os agricultores não conseguiam participar dos programas do governo”, afirmou.

Essa conquista só foi possível através da persistência das famílias organizadas no MAB, que tiveram o apoio das entidades locais e da câmara de vereadores por meio do presidente, Amarildo Secco.

Com esse documento as famílias poderão permanecer na terra e produzir regularmente. “É uma realização muito grande, é uma vitória, pois só o fato das famílias conseguirem acessar os programas sociais do governo federal, como o PRONAF, Mais Alimentos, PNAE, PAA, entre outros, dá condições para as famílias permanecerem no campo, disse Hélio Mecca, da coordenação do MAB.

Ao finalizar o ato, o INCRA juntamente com as entidades entregaram a cada família o título de concessão de uso da terra. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro