Grupo norueguês visita cidades do Vale do Ribeira

Objetivo foi conhecer de perto os movimentos sociais e políticos brasileiros por Adilson Cabral Um grupo de 13 noruegueses esteve no Vale do Ribeira no último fim de semana, conhecendo […]

Objetivo foi conhecer de perto os movimentos sociais e políticos brasileiros

por Adilson Cabral

Um grupo de 13 noruegueses esteve no Vale do Ribeira no último fim de semana, conhecendo os movimentos sociais e acompanhando de perto o processo eleitoral brasileiro e ainda aprendendo português. Em um encontro, promovido pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Registro, o grupo do Comitê Norueguês de Solidariedade à América Latina (LAG), composto por estudantes e trabalhadores dos movimentos de esquerda europeu, esteve também, em Eldorado, onde visitou o grupo de base do MAB no Quilombo de André Lopes.

Conforme informações do grupo é a segunda visita ao país da América Latina, o primeiro encontro aconteceu em março e a visita atual prossegue até o fim do ano, em outros estados brasileiros. Conforme Ubiratã, do MAB, o grupo “veio a partir de uma articulação da Via Campesina e uma das áreas visitadas foi do MAB. Aqui (Brasil) eles participam de cursos de formação e estudos sobre o Brasil e a luta dos movimentos sociais”.

O comitê de solidariedade com a América Latina (LAG) é uma organização que trabalha para divulgar informações sobre a realidade política social na América Latina. O LAG apoia a luta de movimentos sociais contra guerras, violação dos direitos humanos, discriminação e o mercado livre, e para uma democracia substancial. A organização busca especificamente enfocar a situação das mulheres, e tem um próprio comitê de mulheres.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro