COPEL não soluciona crise causada por abertura das comportas

Na tarde do dia 21 de julho de 2014, lideranças e famílias atingidas, ligadas ao MAB, à ASSESOAR e ao SINTRAF – Capanema PR, juntamente com o Pároco de Nova Prata do […]

Na tarde do dia 21 de julho de 2014, lideranças e famílias atingidas, ligadas ao MAB, à ASSESOAR e ao SINTRAF – Capanema PR, juntamente com o Pároco de Nova Prata do Iguaçu e o Bispo da Diocese de Francisco Beltrão, Dom José Peruso, reuniram-se com representantes da COPEL, da Secretaria de Assuntos Fundiários, da COHAPAR e da Defesa Civil do Estado do Paraná, para tratar sobre a situação das famílias atingidas pela enchente no Rio Iguaçu, causada pela abertura das comportas da UHE Salto Caxias. O volume, e a intensidade das águas, arrastou casas, estruturas, animais, máquinas agrícolas, devastou plantações e acessos.

  

Histórico desta luta

Já havia ocorrido, no dia 25 de junho, uma audiência pública na Assembleia Legislativa do PR, para tratar do mesmo assunto, ocasião em que foi entregue um manifesto das famílias atingidas, contendo 11 pontos de reivindicação.Segundo dados levantados pelo cadastro e apresentados pela Defesa Civil e COPEL, a abertura das comportas da UHE Salto Caxias atingiu cerca de 315 famílias, dos municípios de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Nova Prata do Iguaçu e Realeza. Das 315, 57 famílias tiveram suas casas arrastadas ou destruídas.

Os dados extraídos da estação de monitoramento da COPEL, localizado em Porto Lupion, município de Capanema indicam que, a partir das 18:00 hs do dia 8 de junho de 2014, o volume das vazões do rio Iguaçu ultrapassou a marca de 23.000 m3
junho, até 13:00 hs do dia 9, não houve leituras, provavelmente porque o rio Iguaçu subiu mais do que os equipamentos poderiam monitorar. Um indício disso é que a régua existente no local marcava quase 14m quando pararam as leituras e chegou a marcar até 14,86m. As leituras de vazão só foram retomadas quando o rio voltou aos 14 m, 13:00 hs do dia 9 de junho de 2014. As enchentes ocorreram entre os dias 08 e 09 de junho e, até o momento, a COPEL e os demais órgãos do estado do PR não apresentaram medidas estruturantes para atender as famílias atingidas.

O debate realizado na reunião

Durante a reunião, as famílias fizeram muitos questionamentos para os representantes da COPEL. Osmar Wolmer representante das famílias atingidas pergunta “por que a Copel não se preveniu, soltando a água de forma mais regulada? O que se percebe é que a Copel fez acumulação da água no reservatório e os dados mostram o aumento da geração de energia e o aumento do lucro, 50 % repassado para os acionistas e os atingidos tem que pagar o preço”. Finaliza dizendo: “a COPEL não é do governo do Estado”. 

O coordenador da Defesa Civil de Realeza relata que não recebeu aviso para alertar as famílias. Assim, não foi possível salvar nenhum utensílio, devido à velocidade da água e à rapidez com que o rio encheu. Afirma também que a violência e o estrago foi devido à abertura das comportas, por isso a COPEL tem que se responsabilizar pelos danos.

Os acordos firmados

Como resultado da reunião, a COPEL assumiu o compromisso de trazer um estudo que apontará planos e ações de prevenção para novas situações de enchentes. Também ficou acordado que a COPEL fará reposição das perdas através de um valor monetário com base no levantamento realizado peladefesa civil, integrando as ações com a COHAPAR e as secretarias do governo do estado.

Esses trabalhos serão concluídos nos próximos 15 dias e apresentados para a diretoria da COPEL, para liberação do recurso.
Ficou agendada uma nova reunião para o dia 11 de agosto de 2014, em Realeza – PR, com o objetivo da COPEL apresentar a proposta de trabalho com as medidas para a solução do problema.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro