Comitê Estadual de Rondônia lança o Plebiscito Popular, em Candeias do Jamari

O Comitê Estadual de Rondônia realizou lançamento do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana, no município de Candeias do Jamari. A plenária aconteceu na noite desta quarta-feira, 04, […]

O Comitê Estadual de Rondônia realizou lançamento do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana, no município de Candeias do Jamari. A plenária aconteceu na noite desta quarta-feira, 04, na Câmara dos Vereadores, às 19h30, cerca de 50 pessoas estiveram presentes no lançamento. 

Durante a Semana da Pátria, entre os dias 01 a 07 de setembro, em todo o Brasil, a população poderá responder à pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. No país, milhares de pessoas estão envolvidas na construção do plebiscito Popular. Os movimentos populares e sindicais organizam o debate pela reforma política.

Durante a abertura da plenária, o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB/RO), Océlio Muniz, destacou a importância da participação da população do município na construção do plebiscito popular pela reforma política e na proposta de criação do comitê municipal para a realização dos debates nos bairros e organizações comunitárias.

Para Walisson Rodrigues, militante do Levante Popular da Juventude no Estado, enfatizou as manifestações de junho, o que levou a proposta de luta do povo por um plebiscito popular. Durante as manifestações, o termo “Não nos representa” esteve presente na voz do povo, esse é o questionamento, a população brasileira não se sente representada pelos políticos que compõem o Congresso Nacional, eles não pautam os interesses do povo.

O militante salienta ainda, que por isso os movimentos sociais, sindicais e outros estão organizando o povo para pautar o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana. Desta forma, o povo participa desta pauta e contribui na reforma política.

Faltando três meses para o Plebiscito, que ocorrerá entre os dias 1 e 7 de setembro deste ano, o Comitê Estadual planeja lançar o plebiscito popular em outros municípios do estado de Rondônia. Nos próximos meses, a proposta do Comitê é realizar Cursos dos Mil no Estado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro