MAB se prepara para receber ouvidor agrário em São Paulo
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) receberá o ouvidor agrário na cidade de Registro, sul do estado de São Paulo. A reunião com ouvidor será no próximo dia 30 e […]
Publicado 24/04/2014
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) receberá o ouvidor agrário na cidade de Registro, sul do estado de São Paulo. A reunião com ouvidor será no próximo dia 30 e é em preparação à segunda reunião com a Superintendência do INCRA, que acontecerá no dia 14 de maio. Entre os temas desta reunião está a pauta dos atingidos pelas barragens do Vale do Ribeira.
Para Ubiratan de Souza Dias, da coordenação do MAB na região, a reunião é muito importante, pois coloca em foco os problemas sociais e chama os órgãos competentes para cobrar e ao mesmo tempo propor e encaminhar soluções para a resolução dos problemas. Ubiratan também salienta que a pauta dos atingidos por barragens é grande na região. Entre elas está a luta contra a construção de barragens, a regularização fundiária, a criação de projetos de desenvolvimento e de melhorias para a região, municípios e comunidades.
Segundo as lideranças do MAB, essas reuniões são fruto de um longo processo de lutas que foi sendo construído na região e nas lutas de março no estado. Uma das ações da luta no dia 14 de março foi a ocupação do INCRA em Registro e o pedido de audiência com o INCRA estadual. No último dia 8 de abril já aconteceu um encontro e o encaminhamento foi o de fazer as reuniões e tratar de ponto a ponto da pauta.
A região do Vale do Rio Ribeira de Iguape é um lugar ainda marcado por conflitos sociais, de resistência à construção de barragens. Ali a luta já vem acontecendo há mais de 20 anos, e até hoje não há regularização fundiária, o que, segundo as lideranças do MAB é um grande retrocesso por parte do Estado brasileiro.