MAB se prepara para receber ouvidor agrário em São Paulo

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) receberá o ouvidor agrário na cidade de Registro, sul do estado de São Paulo. A reunião com ouvidor será no próximo dia 30 e […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) receberá o ouvidor agrário na cidade de Registro, sul do estado de São Paulo. A reunião com ouvidor será no próximo dia 30 e é em preparação à segunda reunião com a Superintendência do INCRA, que acontecerá no dia 14 de maio. Entre os temas desta reunião está a pauta dos atingidos pelas barragens do Vale do Ribeira.

Para Ubiratan de Souza Dias, da coordenação do MAB na região, a reunião é muito importante, pois coloca em foco os problemas sociais e chama os órgãos competentes para cobrar e ao mesmo tempo propor e encaminhar soluções para a resolução dos problemas. Ubiratan também salienta que a pauta dos atingidos por barragens é grande na região. Entre elas está a luta contra a construção de barragens, a regularização fundiária, a criação de projetos de desenvolvimento e de melhorias para a região, municípios e comunidades.

Segundo as lideranças do MAB, essas reuniões são fruto de um longo processo de lutas que foi sendo construído na região e nas lutas de março no estado. Uma das ações da luta no dia 14 de março foi a ocupação do INCRA em Registro e o pedido de audiência com o INCRA estadual. No último dia 8 de abril já aconteceu um encontro e o encaminhamento foi o de fazer as reuniões e tratar de ponto a ponto da pauta.

A região do Vale do Rio Ribeira de Iguape é um lugar ainda marcado por conflitos sociais, de resistência à construção de barragens. Ali a luta já vem acontecendo há mais de 20 anos, e até hoje não há regularização fundiária, o que, segundo as lideranças do MAB é um grande retrocesso por parte do Estado brasileiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/04/2014

Lula, Dilma e o Cavalo de pau