Mais de três mil camponeses ocupam o pátio do MDA em Brasília

do MCP Desde as 5 horas da manhã de hoje (11), mais de três mil camponesas e camponeses, organizados no Movimento Camponês Popular, montaram acampamento no pátio do Ministério do […]

do MCP

Desde as 5 horas da manhã de hoje (11), mais de três mil camponesas e camponeses, organizados no Movimento Camponês Popular, montaram acampamento no pátio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília. A atividade integra a “Jornada de Luta em Defesa da Produção de Alimentos Saudáveis e pelos Direitos das Mulheres Camponesas”, realizada hoje (11) e amanhã (12), e conta com uma série de marchas, ocupações e audiências, motivadas pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres. A data é marcada por mobilizações das organizações do campo e da cidade como forma de ecoar as vozes, de tantas mulheres lutadoras, nas praças, ruas e avenidas.

Camponesas e camponeses mobilizam-se, pois o Brasil está cada vez mais dependente da importação de alimentos básicos, enquanto exporta soja e outras commodities. Ano após ano, o País produz menos arroz, feijão, trigo e outros alimentos básicos. As terras brasileiras não servem ao povo brasileiro, não produzem os alimentos do povo brasileiro. Isso porque o governo está atrelado ao agronegócio, deixando as famílias camponesas sem condições de permanecer na terra e produzir alimentos saudáveis. Em contrapartida, o governo permite chegar à mesa das famílias brasileiras alimentos transgênicos e contaminados por agrotóxicos.

O Plano Safra 2013/2014 repassou para a agricultura camponesa apenas 20% do valor destinado ao agronegócio. E mesmo assim, as famílias camponesas não conseguem acessar os recursos, devido à burocracia, falta de assistência técnica e falta de vontade dos bancos em operacionalizar com os pequenos. Reflexo desse descaso é que as políticas públicas no campo estão paradas. Os programas que têm feito diferença na vida das famílias camponesas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), estão sem recursos desde dezembro de 2013.

Diante dessa situação, as camponesas e os camponeses intensificam a luta pela construção da soberania alimentar, produção de comida limpa, preservação da agrobiodiversidade e respeito à identidade dos povos. A luta do MCP é contra a violência cometida contras as mulheres, bem como para garantir que as famílias camponesas tenham condições de permanecer no campo e produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro