Juventude atingida se reúne no Vale do São Francisco

De um lado, um extenso potencial hidrelétrico, diversos projetos de irrigação para o agronegócio e a maior obra de infraestrutura hídrica do país, a transposição do rio São Francisco. De […]

De um lado, um extenso potencial hidrelétrico, diversos projetos de irrigação para o agronegócio e a maior obra de infraestrutura hídrica do país, a transposição do rio São Francisco. De outro, uma juventude que se pergunta: desenvolvimento pra quê? E pra quem?

De um lado, um extenso potencial hidrelétrico, diversos projetos de irrigação para o agronegócio e a maior obra de infraestrutura hídrica do país, a transposição do rio São Francisco. De outro, uma juventude que se pergunta: desenvolvimento pra quê? E pra quem?

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, cerca de 50 atingidos por barragens se reuniram no assentamento Jibóia, município pernambucano de Cabrobó, para discutir os desafios e perspectivas para a juventude diante dos impactos e ameaças dos grandes projetos na região.

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Quilombolas e Indígenas também participaram da atividade.

O Vale do São Francisco, localizado no Semiárido brasileiro, é marcado por uma relevante biodiversidade, marcada pela caatinga, com terras férteis, minérios, água e grande potencial em geração de energia elétrica, o que o torna uma região estratégica no campo político, econômico e social.

Para a quilombola Fernanda Maira, ameaçada pelos projetos de barragens de Riacho Seco e Pedra Branca, desde a década setenta o grande capital tem priorizado esta região, pautando a apropriação do território e a exploração dos bens naturais. “Construção das barragens, projetos de irrigados para o agronegócio, transposição do rio São Francisco, trans nordestina e outros empreendimentos projetados para a região são exemplo do aumento da reprodução do capital na região e tem ocasionado diversas violações de direitos humanos”, afirmou.

Já a coordenadora do MAB na região, Marta Rodrigues, destacou a importância da organização, formação e articulação da juventude no processo de transformações sociais.  “Compreendemos que a juventude tem um papel fundamental nas transformações sociais do nosso país e estes espaços de formação, vinculado às necessidades de soluções para os problemas do povo precisa ser permanente”, observou.

O encontro também serviu como preparação para a Jornada de Luta do dia 14 de março, quando atingidos de todo o mundo saem às ruas contra as barragens, pelos rios e pela vida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro