Rondônia: MAB e moradores de Jaci Paraná bloqueiam BR 364
Foto do primeiro bloqueio da BR 364, realizado em julho do ano passado Desde as 16 horas desta segunda-feira (17), mais de 500 moradores de Jaci Paraná, distrito de […]
Publicado 18/02/2014
Foto do primeiro bloqueio da BR 364, realizado em julho do ano passado
Desde as 16 horas desta segunda-feira (17), mais de 500 moradores de Jaci Paraná, distrito de Porto Velho, bloqueiam a BR 364 devido à enchente que alcança a comunidade. As famílias exigem uma reunião com as empresas Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil, além do IBAMA, para discutir as enchentes na região.
Localizada à aproximadamente 100 quilômetros do centro da capital, a região é atingida pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Esta não é a primeira manifestação das famílias de Jaci. Em julho do ano passado, centenas de pessoas trancaram a mesma rodovia em protesto contra a proposta de aumento de 80 centímetros da cota do espelho dágua do reservatório da hidrelétrica de Santo Antônio.
O que está em jogo nesse aumento é uma receita extra estimada em R$ 3 bilhões para as empresas responsáveis pela usina ao longo dos anos de concessão. Por outro lado, essa mudança no nível da cota poderia diminuir a capacidade de geração da usina de Jirau.
Alheios a essas cifras, milhares de atingidos estão sofrendo novamente com as barragens do rio Madeira. Diversas regiões, onde não havia sinais de enchentes em anos anteriores, estão completamente alagadas. O Movimento dos Atingidos por Barragens estima que mil famílias já estejam desabrigadas.
Os moradores prometem manter o bloqueio até a confirmação, por parte das empresas e governo, da realização de uma reunião emergencial para discutir esses problemas.