Rondônia: MAB e moradores de Jaci Paraná bloqueiam BR 364

  Foto do primeiro bloqueio da BR 364, realizado em julho do ano passado Desde as 16 horas desta segunda-feira (17), mais de 500 moradores de Jaci Paraná, distrito de […]

 

Foto do primeiro bloqueio da BR 364, realizado em julho do ano passado

Desde as 16 horas desta segunda-feira (17), mais de 500 moradores de Jaci Paraná, distrito de Porto Velho, bloqueiam a BR 364 devido à enchente que alcança a comunidade. As famílias exigem uma reunião com as empresas Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil, além do IBAMA, para discutir as enchentes na região.

Localizada à aproximadamente 100 quilômetros do centro da capital, a região é atingida pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. Esta não é a primeira manifestação das famílias de Jaci. Em julho do ano passado, centenas de pessoas trancaram a mesma rodovia em protesto contra a proposta de aumento de 80 centímetros da cota do espelho d’água do reservatório da hidrelétrica de Santo Antônio.

O que está em jogo nesse aumento é uma receita extra estimada em R$ 3 bilhões para as empresas responsáveis pela usina ao longo dos anos de concessão. Por outro lado, essa mudança no nível da cota poderia diminuir a capacidade de geração da usina de Jirau.

Alheios a essas cifras, milhares de atingidos estão sofrendo novamente com as barragens do rio Madeira. Diversas regiões, onde não havia sinais de enchentes em anos anteriores, estão completamente alagadas. O Movimento dos Atingidos por Barragens estima que mil famílias já estejam desabrigadas.

Os moradores prometem manter o bloqueio até a confirmação, por parte das empresas e governo, da realização de uma reunião emergencial para discutir esses problemas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro