Mistura Popular lança disco para os atingidinhos

Fotos: Joka Madruga Nas próximas semanas o Grupo Mistura Popular lança seu terceiro álbum, denominado Na Ciranda Infantil. Mesclando versões já conhecidas e músicas inéditas, o disco busca trazer a […]

Fotos: Joka Madruga

Nas próximas semanas o Grupo Mistura Popular lança seu terceiro álbum, denominado Na Ciranda Infantil. Mesclando versões já conhecidas e músicas inéditas, o disco busca trazer a criança para o centro da arte e dialogar com o imaginário infantil.

Formado há quatro anos dentro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), este é o primeiro trabalho do grupo que aborda esta temática. Para o vocalista da banda, Jadir Bonacina, a ideia surgiu de uma necessidade antiga dentro do movimento. “Estamos a algum tempo tentando elaborar um material específico nesse campo para as nossas crianças. É muito necessário o movimento fazer um contraponto a essa indústria cultural, na qual as crianças são bombardeadas todos os dias”, afirmou.

Na lista aparecem canções já conhecidas, como Cirandeiro, um clássico das cirandas em todo o Brasil. Esta é uma tentativa de resgate da cultura popular e de antigas brincadeiras das crianças, como a ciranda, que incentiva a interação e o companheirismo, unindo meninas e meninos em uma mesma atividade.

 

O disco também traz faixas específicas às crianças do MAB, com letras que retratam o dia-a-dia da Ciranda Infantil. “O disco reflete muito o esforço do Setor de Ciranda do movimento, que busca cotidianamente uma nova forma de pensar a educação”, disse Jadir.

Em duas músicas o grupo conta com a participação da atingidinha de Minas Gerais, a Dandara, que canta É bonita a ciranda do MAB e Essa é a ciranda do MAB. Além dela, o cantor Netinho Noronha também realiza uma participação especial.

“Para o MAB, esse trabalho é pioneiro e vem agregar muito à Ciranda, pois a gente sempre parte da idéia que as crianças de hoje serão os adultos e os lutadores de amanhã”, observou Jadir.

 

Confira o vídeo da Ciranda do MAB, produzido durante o Encontro Nacional: