MAB inaugura placa solar no Paraná

Nesta quinta-feira (05), 50 pessoas participaram da inauguração do projeto de Placas Solares para aquecimento de água no município de Francisco Beltrão, no Paraná. Esta é a primeira de uma […]

Nesta quinta-feira (05), 50 pessoas participaram da inauguração do projeto de Placas Solares para aquecimento de água no município de Francisco Beltrão, no Paraná. Esta é a primeira de uma série de 10 placas previstas para serem instaladas no estado, através de uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Itaipu Binacional e Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão.

A atividade aconteceu na propriedade de Roseli Aparecida Godinho, uma das beneficiadas das placas, e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi, do prefeito municipal, Cantelmo Neto, da deputada estadual do Partido dos Trabalhadores, Luciana Rafagnin, além de coordenadores do MAB.

O projeto, denominado Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), visa atender famílias de baixa renda, com o objetivo de diminuir o custo das tarifas de energia elétrica. A placa aquece a água do chuveiro, que representa o maior gasto nas contas de luz da população, a partir da energia do sol.

Dona Margarida, outra beneficiada, contou da alegria e satisfação de todas as famílias. “Como é bom tomar banho com água quente e lavar a louça sem esquentar água no fogo. Os vizinhos estão vindo conhecer e estão também interessados nas placas”, confidenciou.

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Justino Rafagnin, também ressaltou a importância do projeto. “Esperamos que esse seja apenas o embrião de muitas outras ações”, afirmou.

O prefeito Cantelmo Neto e a deputada federal Luciana Rafagnin também reforçaram a importância de continuidade da iniciativa. Luciana ainda ressaltou o papel que o MAB exerce no estado.

Para a coordenadora estadual do MAB, Nívea Diógenes, as placas são muito importantes por trazerem uma melhoria concreta para a vida das famílias, além de proporcionar trabalhos conjuntos com outros setores. “Pretendemos expandir esse projeto para outros municípios do Paraná, levando junto o debate do projeto energético nacional para o nosso país”, garantiu.

Desde 2011, o MAB já construiu 80 aquecedores entre os três estados do sul, São Paulo e Minas Gerais. Até o próximo ano, a proposta é instalar mais 250, nos estados de São Paulo e Minas Gerais, através de uma parceria com a Christian Aid e Fundação Banco do Brasil.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro