Grupo Mistura Popular lança novo CD

Apresentação do grupo no Encontro Nacional do MAB, em setembro – Foto: Joka Madruga O grupo Mistura Popular lança novo CD neste mês de novembro, denominado Mistura Popular, Misturando o […]

Apresentação do grupo no Encontro Nacional do MAB, em setembro – Foto: Joka Madruga

O grupo Mistura Popular lança novo CD neste mês de novembro, denominado Mistura Popular, Misturando o Brasil. O novo material traz estilos musicais de diversas regiões do país, como Carimbó, rancheira, frevo, forró, baião, xote, choro e samba. 

Este é o segundo CD do grupo, formado há quatro anos dentro do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O primeiro trabalho, Energia em Movimento, foi gravado há dois e trazia temas relacionados aos direitos das populações atingidas e problematizada questões do atual modelo energético.

Em Mistura Popular, Misturando o Brasil, o grupo buscou resgatar variadas vertentes culturais na tentativa de oferecer um material plural, com fragmentos culturais das diferentes regiões do país. “A ideia foi diversificar nosso estilo musical, procurando aproximar a música da estratégia do movimento, que é fortalecer uma unidade de luta nacional”, afirmou o integrante da banda e coordenador do MAB em São Paulo, Jadir Bonacina.

O material contém 12 faixas, com seis regravações e seis composições próprias. Dentre as regravações, encontram-se músicas de artistas como Waldir Azevedo, Aprender e Ensinar, Me arrasta, Mario Zan, Gurdurinha e Almira Castilho.

Para Jadir, a obra vem abrilhantar um processo desenvolvido pelo grupo há anos, em parceria com diversos movimentos sociais do campo e da cidade, como sindicatos, federações, organizações e prefeituras.

Em breve o CD será disponibilizado no site do MAB. Atualmente, algumas músicas podem ser ouvidas no Soundcloud do Mistura Popular. A próxima apresentação da banda está agendada para o início de dezembro, Guarapuava, no Paraná.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro