Arquidiocese de Mariana (MG) apoia plebiscito pela redução da tarifa

A Arquidiocese de Mariana MG, que engloba 79 municípios e 148 paróquias, com cerca de 1 milhão e meio de habitantes, assumiu apoiar a realização do Plebiscito Popular pela redução […]

A Arquidiocese de Mariana MG, que engloba 79 municípios e 148 paróquias, com cerca de 1 milhão e meio de habitantes, assumiu apoiar a realização do Plebiscito Popular pela redução da tarifa de energia elétrica e de ICMS, com meta de alcançar 100 mil votos em suas áreas.

A decisão aconteceu na quinta edição do Fórum Social pela Vida, que foi realizado pela Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese e reuniu 400 pessoas na cidade de Piranga, zona da mata mineira. Durante o Fórum, foi lembrado o empenho de d. Luciano pela redução da conta de luz. Ele trabalhou na Arquidiocese por 18 anos e faleceu no dia 27 de agosto de 2006, mas sua memória continua viva nas lutas do MAB e do povo organizado. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens participou de duas oficinas. Uma sobre ‘impactos da mineração e desequilíbrios socioambientais – águas para a vida!’. Há dois minerodutos que cortam a região e pelo menos mais três projetos, que vão para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, todos de empresas privadas. A outra oficina foi sobre ‘estratégias para organização e transformação via movimentos e associações’. A oficina aprofundou o método e medologia de trabalho de base. 

O Plebiscito Popular pela redução da conta de energia elétrica é organizado por um conjunto de entidades, com participação do Movimento dos Atingidos por Barragens, e vai se realizar entre os dias 19 a 27 de outubro. A conta de luz em Minas Gerais é das mais caras do Brasil. O Plebiscito tem como objetivo reduzir a conta e agregar forças de mudança no Estado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro