Audiência discutirá violação de direitos na UHE Baixo Iguaçu, no Paraná

Nesta sexta-feira (16), será realizada Audiência Pública em Capanema, no estado do Paraná, para tratar sobre a situação das famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, obra que poderá atingir […]

Nesta sexta-feira (16), será realizada Audiência Pública em Capanema, no estado do Paraná, para tratar sobre a situação das famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, obra que poderá atingir populações dos municípios de Capanema, Capitão Leônidas Marques, Planalto, Realeza e Nova Prata do Iguaçu.

O evento está marcado para iniciar às 13:30 horas, no Centro Social/Comunitário da Linha Marechal Lott (zona rural) e é organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESSOAR), CRESOL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (CDHC/ALEP).

O objetivo da Audiência Publica é debater a situação das famílias atingidas pelo empreendimento, envolvendo todos os setores do Estado.

As violações dos direitos dos atingidos não são particulares de uma determinada usina, como atestou o relatório especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), que apontou 16 direitos humanos sistematicamente violados nas construções de barragens.

Movimentos e organizações sociais seguirão na luta contra a violação dos direitos humanos dos atingidos por barragens e repudiam as políticas da IBERDROLA NEOENERGIA (Geração Céu Azul S.A.), responsáveis pela obra, e do Estado brasileiro.

Para o MAB, as violações de direitos na construção de hidrelétricas ocorrem, principalmente, devido à ausência de uma política nacional de reconhecimento e garantia dos direitos das populações atingidas. Além disso, muitos casos estão associados à falta de atuação do poder público para efetivar direitos, precariedade e insuficiência dos estudos ambientais e definição restritiva e limitada do conceito de atingido adotado pelas empresas.

A Audiência Publica será aberta para todas as pessoas interessadas, participe.

Mais informações pelos contatos:

Fone: 046 35249533

            046 99022291

            046 99281077

 

E mail: [email protected]

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro