“Aumento da Celpa: assalto legalizado”, artigo de Vitoriano Bill

É simplesmente uma contradição astronômica, a cidade que é o epicentro da maior obra do PAC para geração de eletricidade – Belo Monte -, viver num apagão constante, e ainda […]

É simplesmente uma contradição astronômica, a cidade que é o epicentro da maior obra do PAC para geração de eletricidade – Belo Monte -, viver num apagão constante, e ainda pagar um tributo que é simplesmente um roubo

*Por Vitoriano Bill, professor, militante do MAB em Altamira e autor do blog Irídio

Na última terça-feira (06), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou reajuste nas tarifas de energia elétrica no Pará, que é distribuída pela  Celpa (Grupo Equatorial). O aumento é de 11,52% para os consumidores residenciais. Do meu ponto de vista, um assalto legalizado!

Há muito tempos os paraenses vem sofrendo com a péssima qualidade dos serviços prestados pela Celpa. E aí tem os vários motivos, desde a falência do Grupo Rede (antigo controlador da distribuidora), até falta de compromisso e respeito com as pessoas, levando abaixo o discurso defendido pelos donos das mirabolantes privatizações.

A ANEEL como agência reguladora do nosso país, está se saindo uma excelente cúmplice de um crime contra o bolso da população. No período de 2002 a 2009 as distribuidoras acumularam um montante de R$ 7 bilhões devido a um erro de cálculo na cobrança da conta de luz. A ANEEL simplesmente abafou o caso, e o dinheiro nunca foi devolvido aos consumidores.

Especificamente em Altamira, vivemos uma situação calamitosa, onde presenciamos uma falência continua da distribuição de energia. Todos os dias falta energia na cidade. Quando não, são as quedas constantes de eletricidade da rede queimando aparelhos eletrodomésticos, causando assim prejuízos constantes à população.

É simplesmente uma contradição astronômica, a cidade que é o epicentro da maior obra do PAC para geração de eletricidade – Belo Monte -, viver num apagão constante, e ainda pagar um tributo que é simplesmente um roubo.

Desculpas é o que não falta pra justificar os aumentos. Os ricos estão lucrando cada vez mais, e os pobres pagando a conta das mordomias da elite. Temos que dar um basta nisso!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro