Unidade popular avança nas pautas no Vale do Ribeira

Na noite de ontem (26), a Unidade Popular realizou uma roda de conversa na Praça Beira Rio, na cidade de Registro, localizado no Vale do Ribeira, em São Paulo. O […]

Na noite de ontem (26), a Unidade Popular realizou uma roda de conversa na Praça Beira Rio, na cidade de Registro, localizado no Vale do Ribeira, em São Paulo. O evento contou com a participação de estudantes, professores, mães que vieram acompanhar os filhos e trabalhadores.  

A Unidade Popular, formada no início das manifestações deste mês, participou do ato no último sábado (23), que reuniu três mil pessoas na cidade. A articulação é composta pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), pela subsede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e pelo Centro Acadêmico dos estudantes de Agronomia da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).  

Para a coordenadora do MAB na região, Louise Lobler, a proposta é unir forças para conseguir avançar em pautas concretas na região. “O próprio nome já explica a nossa intenção: Unidade Popular. Tivemos inspiração na Plenária da esquerda que foi realizada em São Paulo, com o objetivo de articular um bloco popular para conseguir avançar nas pautas do povo”, explicou.

Os principais pontos que a articulação está pautando são a questão do transporte, o repúdio à construção do presídio que está previsto para ser construído próximo à Registro, pelo acesso amplo e irrestrito à saúde e educação de qualidade, acesso à cultura (falta de espaço culturais para a juventude, principalmente no interior) e o repúdio à construção de barragens na região.  

Além destes, os manifestantes também apontaram a questão da repressão. A reunião de ontem, apesar de pacífica, foi acompanhada durante todo o tempo por policiais, que inibem e provocam medo, principalmente nos jovens.

Ao final da conversa, os presentes marcaram uma próxima manifestação para o sábado, com concentração na Praça Beira Rio, às 16 horas. A expectativa é reunir o maior número de pessoas, com uma ampla roda de conversa e oficinas de agitação e propaganda. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro