MAB inaugura mais uma unidade PAIS em Rondônia

  As famílias do assentamento Joana Darc inauguram a primeira unidade PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) desta região, atingida pelas barragens de Santo Antônio e Jirau. Entre os dias […]

 

As famílias do assentamento Joana Darc inauguram a primeira unidade PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) desta região, atingida pelas barragens de Santo Antônio e Jirau.

Entre os dias 24 e 27 de maio ocorreu o encontro entre as famílias dos grupos de base do MAB beneficiárias do PAIS do assentamento Joana Darc com famílias do reassentamento Morrinhos, área também atingidas pelas barragens de Santo Antônio e Jirau, e do distrito de Triunfo, região atingida pela usina de Samuel.

O PAIS consiste em uma horta circular com um galinheiro no centro e um pomar em torno. Com ele se produz hortaliças, frangos, ovos e frutas sem utilização de agrotóxicos e adubos químicos. A irrigação é feita por gotejamento, que utiliza a água de forma econômica e eficiente. As hortas estão sendo construídas em todo o Brasil através de uma parceria do MAB com a Fundação Banco do Brasil.

O primeiro dia de estudo teve como tema central a Agroecologia e o uso de venenos, com a contribuição do companheiro do MST de Rondônia, Lucimar Monteiro da Costa. O companheiro coordenou uma atividade prática de produção de biofertilizantes e biofertilização dos canteiros da horta.

No segundo dia, a família de Pedro e Elvira, militantes do MAB e beneficiários do PAIS, recebeu o multirão com 30 participantes que foi finalizado em apenas um dia e meio de trabalho coletivo.

O ato político de inauguração contou com a presença das famílias dos Grupos de Base do Joana Darc e do secretário da Secretaria Municipal da Agricultura de Porto Velho (SEMAGRIC).

A unidade PAIS construída no Joana Darc é a terceira implementada no estado pelo MAB e a primeira das 26 unidades PAIS conquistadas para o assentamento que serão construídas em mutirão pelas famílias dos grupos de base do MAB.

Veja as fotografias:

chapeu de palha

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro