Em cidade sede de Belo Monte, energia elétrica é precária

Os problemas do serviço de energia elétrica foram tema de debate na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Altamira na semana passada. Os presentes relacionaram a precariedade do serviço à […]

Os problemas do serviço de energia elétrica foram tema de debate na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Altamira na semana passada. Os presentes relacionaram a precariedade do serviço à má qualidade da Celpa (a distribuidora do Pará) e à construção da hidrelétrica de Belo Monte, que causou um aumento da demanda na cidade. Coincidência ou não, 90% da reunião da Câmara aconteceu no escuro por falta de luz.

Embora convidada, a Celpa não compareceu. Pertencente ao Grupo Rede, a companhia faliu e está em processo de recuperação judicial. Hoje, está sob controle do grupo Equatorial.

O vereador João Artur, que fez o requerimento, justificou o pedido afirmando que “voltamos 20 anos atrás com os constantes apagões, com o comércio perdendo mercadorias, com as famílias perdendo alimentos e eletrodomésticos. Eu mesmo perdi dois aparelhos há 15 dias”.

Mauro Tavares, do Sindicato dos Urbanitários do Pará, apresentou dados que levaram a Celpa a quebrar no início de 2012: “Como quebra uma empresa que tem um monopólio natural e que vende um produto de primeira necessidade, que todo mundo quer consumir? A Celpa pegava dinheiro e repassava a outras empresas (8) do Grupo Rede. Ela foi quebrada! Um doente, necessitado de sangue, não pode socorrer o outro”.

Mauro afirmou ainda que a administração centralizada e distante do Pará, a total falta de autonomia dos trabalhadores, a terceirização e a deteriorização dos índices de qualidade são fatores, também, que ajudaram na sua falência. “Ordens de serviços eram decididas em São Paulo, numa realidade diferente, e aqui tinha que mudar tudo. Se alguém solicita uma reunião da Celpa na comunidade, o funcionário tem poder de decidir nem isso. O escritório de Altamira não tem nem um gerente”.

Os dados sobre a Celpa impressionam. Das 63 empresas que distribuem energia no Brasil, ela está em último lugar em qualidade. Cada brasileiro ficou durante o ano de 2012 em média 20 horas sem energia. Os paraenses ficaram mais de 100 horas. Os consumidores das vilas e comunidades enfrentam filas enormes para pegar a conta de luz no escritório da Celpa, ou ficam encurraladas numa sala apertada. Quando a conta de luz atrasa por irresponsabilidade da empresa, os consumidores pagam multa. Os funcionários trabalham sob pressão psicológica com filas intermináveis à sua frente. As perdas de energia da Celpa chegam a 35%, sendo 1/3 assumido pela empresa e 2/3 pelos consumidores. O prejuízo da empresa em 2012 foi de 85 milhões. Existem bairros inteiros que funcionam com ‘gatos’, que somam 150 mil em todo o Estado. Apear disso, seu faturamento mensal é de 250 milhões.

Mauro teme que os serviços piorem. Segundo ele, a empresa tem hoje 2.116 empregados e quer demitir 564. “Se os serviços são ruins, vão piorar ainda mais”. Ele informou que 42 municípios já entraram com ação judicial contra a Celpa e sugeriu um esforço conjunto das Câmaras Municipais, das Prefeituras, da Justiça e da sociedade organizada para garantia do direito à energia de qualidade.

“O Pará exporta energia e seu povo vive sem energia elétrica ou de péssima qualidade. Defendemos o direito das famílias e dos trabalhadores. Precisamos fazer uma grande articulação e debates para envolver os segmentos organizados e a sociedade”, afirmou Iury Paulino, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Situação é pior com Belo Monte

Vereadores e moradores presentes criticaram a Norte Energia, dona da barragem de Belo Monte, por fazer de conta que não tem nada a ver com esse problema. A população de Altamira triplicou no último período por causa de Belo Monte, a demanda aumentou muito, não foi feito nenhum investimento na estrutura dos serviços. “Belo Monte é um negócio cruel, e por enquanto estamos muito calados”, afirmou Marcos Alexandre.

“Nós estamos passando fome, porque alguém tirou o nosso pão”, disse Paulo, do bairro São Domingos, que está sem energia elétrica há 15 dias.

A Câmara de Vereadores de Altamira decidiu acionar judicialmente a Celpa. Decidiu ainda pedir um pequenino gerador à Norte Energia para o espaço da Câmara Municipal.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro