Entidades fazem panfletagem em São Paulo contra privatizações
Diversos militantes panfletaram na manhã desta segunda-feira (13), em São Paulo, a edição especial do Brasil de Fato sobre as possíveis privatizações de petróleo e usinas hidrelétricas. O Movimento dos […]
Publicado 13/05/2013
Diversos militantes panfletaram na manhã desta segunda-feira (13), em São Paulo, a edição especial do Brasil de Fato sobre as possíveis privatizações de petróleo e usinas hidrelétricas. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude e a Consulta Popular participaram da ação.A distribuição dos jornais ocorreu nas estações de metrô Barra Funda, Anhangabaú e Itaquera e no terminal de ônibus da Brasilândia, bairro da zona leste de São Paulo.
O objetivo da atividade foi denunciar a 11ª rodada de licitações de blocos para a exploração de petróleo e gás natural, prevista para os dias 13 e 14 de maio. O volume a ser leiloado poderá ultrapassar 40 bilhões de barris, o que equivale a um lucro próximo a R$ 1,16 trilhões que será apropriado por empresas transnacionais do petróleo. Ao todo 64 empresas estão disputando os blocos.
Os movimentos cobram também que o governo brasileiro não faça a licitação de 12 usinas hidrelétricas e de 23 pequenas centrais que estão encerrando seus prazos de concessão até o ano de 2015. A usina hidrelétrica de Três Irmãos, localizada em Andradina, interior de São Paulo, será a primeira delas.
Até quarta-feira (15) estará ocorrendo atos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
O petróleo tem que ser nosso!
Confira também a música composta por Jadir Bonacina, coordenador do MAB em São Paulo, que denuncia as privatizações do petróleo:
http://www.mabnacional.org.br/musica/petr-leo-tem-que-ser-nosso