Entidades fazem panfletagem em São Paulo contra privatizações

Diversos militantes panfletaram na manhã desta segunda-feira (13), em São Paulo, a edição especial do Brasil de Fato sobre as possíveis privatizações de petróleo e usinas hidrelétricas. O Movimento dos […]

Diversos militantes panfletaram na manhã desta segunda-feira (13), em São Paulo, a edição especial do Brasil de Fato sobre as possíveis privatizações de petróleo e usinas hidrelétricas. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude e a Consulta Popular participaram da ação.A distribuição dos jornais ocorreu nas estações de metrô Barra Funda, Anhangabaú e Itaquera e no terminal de ônibus da Brasilândia, bairro da zona leste de São Paulo.

O objetivo da atividade foi denunciar a 11ª rodada de licitações de blocos para a exploração de petróleo e gás natural, prevista para os dias 13 e 14 de maio. O volume a ser leiloado poderá ultrapassar 40 bilhões de barris, o que equivale a um lucro próximo a R$ 1,16 trilhões que será apropriado por empresas transnacionais do petróleo. Ao todo 64 empresas estão disputando os blocos.

Os movimentos cobram também que o governo brasileiro não faça a licitação de 12 usinas hidrelétricas e de 23 pequenas centrais que estão encerrando seus prazos de concessão até o ano de 2015. A usina hidrelétrica de Três Irmãos, localizada em Andradina, interior de São Paulo, será a primeira delas.

Até quarta-feira (15) estará ocorrendo atos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

 

O petróleo tem que ser nosso!

Confira também a música composta por Jadir Bonacina, coordenador do MAB em São Paulo, que denuncia as privatizações do petróleo:

http://www.mabnacional.org.br/musica/petr-leo-tem-que-ser-nosso

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro