MAB se solidariza com trabalhadores de Erechim

Na última terça-feira (30), cerca de 150 trabalhadores participaram de um protesto em frente à empresa Triel HT, no Distrito Industrial de Erechim (RS). O evento contou com a participação dos Sindicatos […]

Na última terça-feira (30), cerca de 150 trabalhadores participaram de um protesto em frente à empresa Triel HT, no Distrito Industrial de Erechim (RS). O evento contou com a participação dos Sindicatos dos Metalúrgicos e da Alimentação de Erechim, dos Sindicatos dos Metalúrgicos e de Máquinas Agrícolas de Passo Fundo e do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

Como parte das ações, logo cedo os manifestantes distribuíram panfletos aos trabalhadores convidando-os para participarem da mobilização, que teve o objetivo de pressionar as empresas para que disponibilizem de refeitório para a alimentação dos trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Erechim, Fábio Adamczuk, espera que com esta iniciativa as empresas cedam à solicitação da categoria. “Não é justo que os trabalhadores fiquem até duas horas diárias dentro de um ônibus para ir e vir de casa, e tenham aproximadamente 20 minutos para almoçar. Nosso pedido é por uma alimentação de qualidade e em condições dignas”, enfatizou.

Durante a mobilização foram debatidos temas importantes, como o 28 de abril – Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho; a implantação de um refeitório do trabalhador no Distrito Industrial que atenda as necessidades dos trabalhadores das pequenas empresas, a campanha salarial e a importância do 1º de maio.

Outro tema da pauta de reivindicações é o comprometimento das empresas que já possuem refeitório próprio, para que adquiram os alimentos dos pequenos agricultores da região, como garantia de uma alimentação mais saudável, de qualidade e que estimula o desenvolvimento do Alto Uruguai.

Para o MAB, é importante fortalecer a relação entre os atingidos por barragens e os trabalhadores urbanos. “A pauta de que os sindicatos comprem alimentos dos camponeses poderá favorecer o consumo de alimentos produzidos pelos agricultores organizados no MAB e isso poderá avançar na geração de trabalho e renda aos atingidos”, disse Marco Antônio, do MAB de Erechim.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro