Dia do Trabalhador é celebrado com lançamento do livro sobre Luiz Carlos Prestes no VSF
Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, ocorreu lançamento do livro Luiz Carlos Prestes O Combate por um Partido Revolucionário 1958 1990 em ato político com a presença […]
Publicado 02/05/2013

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, ocorreu lançamento do livro Luiz Carlos Prestes O Combate por um Partido Revolucionário 1958 1990 em ato político com a presença de Anita prestes, filha do homenageado e autora da obra, na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco. O evento realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Petrolina, contou com a participação de movimentos da Via Campesina, trabalhadores sindicais de diversos setores, intelectuais e estudantes.
O Livro traz a biografia dos últimos 32 anos de vida e luta do comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes. No lançamento, Anita Prestes parabenizou a organização e frisou a importância da formação. A participação das mulheres e da juventude é muito importante neste processo de luta pela emancipação dos trabalhadores e é algo que precisa ser fortalecido com formação, o que os movimentos já vêm fazendo na região, afirmou Anita.
Além disso, a autora também destacou o caráter política da data. A unificação das lutas sociais no campo e na cidade também precisa ser fortalecida e este ato político, de vários movimentos sociais do campo e da cidade, neste 1º de maio, recobra o caráter de luta dos trabalhadores que o capital transformou em um dia festivo , esclareceu Anita.
O caminho para a emancipação dos trabalhadores é a revolução e o legado do Luiz Carlos preste grande comunista traz muitas ideias política para esta nova geração de lutadores que são este os verdadeiros herdeiros deste legado, o povo brasileiro que luta por esta tão sonhada transformação social, finalizou Anita.
Vários militantes, dos diversos movimentos presentes no ato, expressaram o simbolismo que a visita de Anita Preste representou para a luta política na região. Para Leomarcio Araújo, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e dirigente da Via Campesina na região, este ato político que traz presente a vida de luta do grande comunista Luiz Carlos Preste é uma injeção política de animo na luta para a nova geração de militantes. Conhecer o legado de Prestes e tantos outros lutadores e lutadoras, nos possibilita conhecer um processo importante de luta que aconteceu no Brasil com muitas lideranças políticas, onde aconteceram erros que podem ser evitados, como também retomar processos importantes de organização e ideias políticas dos trabalhadores que nos orientam para a transformação social do Brasil, apontou Leomarcio.
O caminho para a emancipação dos trabalhadores é a revolução e o legado de Luiz Carlos Prestes, grande comunista, traz muitas ideias políticas para esta nova geração de lutadores que são os verdadeiros herdeiros deste legado, o povo brasileiro que luta por esta tão sonhada transformação social, finalizou Anita.
Foi realizado lançamentos do livro em sete cidades do Nordeste e as próximas serão em Feira de Santana na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que contará com a participação da turma especial de Direito dos movimentos sociais.