Dia do Trabalhador é celebrado com lançamento do livro sobre Luiz Carlos Prestes no VSF

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, ocorreu lançamento do livro Luiz Carlos Prestes – O Combate por um Partido Revolucionário 1958 – 1990 em ato político com a presença […]

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, ocorreu lançamento do livro Luiz Carlos Prestes – O Combate por um Partido Revolucionário 1958 – 1990 em ato político com a presença de Anita prestes, filha do homenageado e autora da obra, na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco.  O evento realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Petrolina, contou com a participação de movimentos da Via Campesina, trabalhadores sindicais de diversos setores, intelectuais e estudantes.

O Livro traz a biografia dos últimos 32 anos de vida e luta do comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes. No lançamento, Anita Prestes parabenizou a organização e frisou a importância da formação.  “A participação das mulheres e da juventude é muito importante neste processo de luta pela emancipação dos trabalhadores e é algo que precisa ser fortalecido com formação, o que os movimentos já vêm fazendo na região”, afirmou Anita.

Além disso, a autora também destacou o caráter política da data. “A unificação das lutas sociais no campo e na cidade também precisa ser fortalecida e este ato político, de vários movimentos sociais do campo e da cidade, neste 1º de maio, recobra o caráter de luta dos trabalhadores que o capital transformou em um dia festivo” , esclareceu Anita.

O caminho para a emancipação dos trabalhadores é a revolução e o legado do Luiz Carlos preste grande comunista traz muitas ideias política para esta nova geração de lutadores que são este os verdadeiros herdeiros deste legado, o povo brasileiro que luta por esta tão sonhada transformação social, finalizou Anita.

Vários militantes, dos diversos movimentos presentes no ato, expressaram o simbolismo que a visita de Anita Preste representou para a luta política na região. Para Leomarcio Araújo, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e dirigente da Via Campesina na região, este ato político que traz presente a vida de luta do grande comunista Luiz Carlos Preste é uma injeção política de animo na luta para a nova geração de militantes. “Conhecer o legado de Prestes e tantos outros lutadores e lutadoras, nos possibilita conhecer um processo importante de luta que aconteceu no Brasil com muitas lideranças políticas, onde aconteceram erros que podem ser evitados, como também retomar processos importantes de organização e ideias políticas dos trabalhadores que nos orientam para a transformação social do Brasil”, apontou Leomarcio.  

“O caminho para a emancipação dos trabalhadores é a revolução e o legado de Luiz Carlos Prestes, grande comunista, traz muitas ideias políticas para esta nova geração de lutadores que são os verdadeiros herdeiros deste legado, o povo brasileiro que luta por esta tão sonhada transformação social”, finalizou Anita.

Foi realizado lançamentos do livro em sete cidades do Nordeste e as próximas serão em Feira de Santana na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) que contará com a participação da turma especial de Direito dos movimentos sociais.      

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro