Atingidos por Aimorés inauguram unidade agroecologica

Militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) inauguraram na tarde de domingo (14) a primeira horta agroecologica das comunidades atingidas pela hidrelétrica de Aimorés, em Minas Gerais. A inauguração […]

Militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) inauguraram na tarde de domingo (14) a primeira horta agroecologica das comunidades atingidas pela hidrelétrica de Aimorés, em Minas Gerais. A inauguração aconteceu no Reassentamento Santo Cristo, no município mineiro de Itueta, e contou com a presença de 150 pessoas de toda região atingida pela barragem de Aimorés, além de organizações do campo e da cidade, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itueta, entre outras organizações e associações.

O movimento construirá 50 hortas nas comunidades atingidas pela obra. A construção se dará por mutirão das famílias que fazem parte do MAB. “Fiquei muito feliz por receber a horta em minha propriedade, pois ela ajudará na alimentação saudável para nós e também para as outras 49 famílias que terão o projeto em suas casas”, afirma Weslaine Martins da Silva, militante do MAB beneficiada pelo projeto.

A tecnologia social, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), tem o objetivo de produzir alimentos saudáveis livres de agrotóxicos, dando às famílias a oportunidade de terem em sua mesa alimentos sem contaminação. “O MAB entende que a produção deve estar diretamente ligada à vida das famílias atingidas, e com o projeto PAIS a agricultura familiar será fortalecida na região, pois além de melhorarem a alimentação, as pessoas terão a oportunidade tirar das hortas seu sustento vendendo o excedente da produção”, resalta Cauê Mello, do coletivo de produção em Minas Gerais.

Após o termino da inauguração a comunidade organizou uma festa em comemoração a primeira unidade agroecologica da região. As demais hortas do projeto devem ser construídas nas próximas semanas do mês de abril e maio.  

O PAIS consiste em uma horta circular com um galinheiro no centro e um pomar no entorno deste sistema, serão construídas 800 unidades em comunidades organizadas pelo MAB em todo o Brasil. Na horta serão cultivados hortaliças, frangos no galinheiro central e frutas sem utilização de agrotóxicos e adubos químicos. A irrigação é feita por gotejamento, que propicia a utilização da água de forma econômica e eficiente, uma alternativa compatível para regiões de semiárido. A construção e multiplicação das unidades do PAIS é mais uma conquista da luta dos atingidos por barragens que resultou na parceria entre o MAB e a Fundação Banco do Brasil (FBB). Em Minas Gerais estão sendo implantadas 175 unidades, sendo 50 nas comunidades atingidas pela hidrelétrica de Aimorés, região leste do estado.

Foto: Nilza Paiagua

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro