Seminário em Porto Velho discute a questão energética na Amazônia

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizam no dia 20 de março o seminário “A questão energética na Amazônia Brasileira”. […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizam no dia 20 de março o seminário “A questão energética na Amazônia Brasileira”. A programação das atividades se inicia a partir das 8 horas, no Auditório Paulo Freire no campus da UNIR, em Porto velho, e dá continuidade à Jornada Nacional de Lutas do MAB, que acontecem em decorrência do 14 de março, Dia internacional de lutas contra as barragens.

O espaço se propõe a discutir o modelo energético nacional, suas consequências aos trabalhadores do campo e da cidade, e os beneficiados pelo atual sistema. Além disso, haverá relatos e depoimentos de atingidos por outras barragens da Amazônia brasileira, naturais dos rios Xingu, Tapajós, Teles Pires, Madeira, Tocantins e Araguaia.

O evento ainda conta com o apoio e participação do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Porto Velho (SINTRACONPV), do Sindicato dos Urbanitários (SINDUR) e da Via Campesina.

Encontro Nacional

Ao final do seminário será feito o ato de lançamento do Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, que ocorrerá de 3 a 7 de Junho, em São Paulo, onde mais de 5.000 atingidos por barragens reivindicarão a criação da Política Nacional de Direitos às Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

Data: 20 de março (terça-feira).

Local: Auditório Paulo Freire da UNIR.           

PROGRAMAÇÃO: 

8h00m – Inscrição dos Participantes (Atividade Certificada).

9h00m – Mesa I: O atual modelo energético e suas consequências na Amazônia Brasileira.

·        Berenice Tourinho – UNIR

·        Rogério Paulo Hohn –  Coordenação do MAB

Depoimentos de militantes das regiões: 

1.     Xingu – PA.

2.     Teles Pires – PA.

3.     Tapajós – PA.

4.     Madeira – RO.

5.     Tocantins/Araguaia – TO,MA.

14h00m – Mesa II: A luta dos trabalhadores na construção do Projeto Energético Popular.

·        Donizete Carvalho – CUTCOM.

·        Márcia Moreira de Souza –SINDUR/FNU.

·        Coordenação do MAB

16h30m – Lançamento do Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens.

Contato:

Walisson Rodrigues (69) 92439464/ 99210305 /81151603

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro