Atingidas por barragens e sem terra ocupam fazenda de Kátia Abreu, em Tocantins

Cerca de 500 mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a sede da fazenda Aliança, da senadora Kátia Abreu, […]

Cerca de 500 mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a sede da fazenda Aliança, da senadora Kátia Abreu, no município de Aliança (TO), as margens da rodovia Belém –Brasília.

A ação das mulheres do MAB e MST é referente ao Dia internacional da mulher, 8 de março. “A ruralista e senadora Kátia Abreu é símbolo do agronegócio e dos interesses da elite agrária do Brasil, além de ser contra a reforma agrária e cometer crimes ambientais em suas fazendas. Por isso estamos realizando esse ato político e simbólico em sua propriedade”, afirmou a dirigente do MST de Tocantins, Mariana Silva.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA de Tocantins, a fazenda Aliança foi embargada em duas situações, no ano de 2011 e 2012, por desmatamento e derrubada de árvores em área considerada de preservação permanente.

Além disso, as mulheres denunciam que o estado de Tocantins é exemplo da disparidade entre o montante de verba recebida pela agricultura camponesa e o agronegócio. A agricultura familiar, por exemplo, recebeu apenas 10% do recurso destinado aos grandes projetos hidroagrícolas.

No entanto, a agricultura familiar, que ocupa apenas 18,8% das terras do Tocantins, é a principal responsável pelo fornecimento de alimentos básicos para a população do estado, produzindo 91% do feijão de corda, 84% da mandioca, 62% do leite e derivados, 62% do feijão, 59% dos suínos, 50% do milho, 48%das aves e 38% do arroz.

Há atualmente no Tocantins 366 Projetos de Assentamento Rural da reforma agrária, o que representa 1.216.001,4207 ha, onde estão assentadas 23.172 famílias. Porém, segundo o Plano Regional do INCRA-TO, a demanda potencial no estado é de 73.327.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro