MAB realiza primeiro encontro estadual no Paraná

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza, entre os dias 13 e 15 de março, o primeiro Encontro Estadual das Populações Atingidas por Barragens do estado do Paraná. O […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza, entre os dias 13 e 15 de março, o primeiro Encontro Estadual das Populações Atingidas por Barragens do estado do Paraná. O evento acontecerá no Salão Paroquial São Francisco de Assis e prevê a participação de 350 pessoas, entre militantes e parceiros.

O encontro tem como objetivos aprofundar a compreensão em torno do modelo energético brasileiro, avançar na aliança operária e camponesa para a energia, estimular processos de organização e luta em defesa da água e da energia como bem público, definir a pauta dos atingidos por barragens do estado, fortalecer o debate em torno da política de direitos das populações atingidas por barragens e, por fim, preparar e animar os militantes para o Encontro Nacional do MAB.

Desafios do Estado

Atualmente, existe um potencial para 200 projetos de barragens no estado do Paraná. Levando em consideração somente a área alagada atualmente por construção de hidrelétricas no estado, há aproximadamente 260 mil hectares, o suficiente para garantir assentamentos a todas as famílias sem-terra, atualmente, do estado do Paraná.

“Todas as regiões e bacias serão palco de disputa e de cobiça dos grupos econômicos”, afirma Robson Formica, que é um dos coordenadores do Movimento no estado. “No entanto, os trabalhadores continuarão mobilizados, lutando em defesa dos territórios, do meio ambiente e por seus direitos”, finalizou Formica.

Encontro Nacional

O Encontro Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens vai ocorrer entre os dias 3 e 7 de junho na cidade de São Paulo. O objetivo é reunir cerca de 4 mil atingidos e atingidas por barragens para lutar por um novo modelo energético popular e fortalecer a aliança com os trabalhadores do setor elétrico e da cidade. “O Encontro Estadual do Paraná será uma grande oportunidade para fazer o lançamento do Encontro Nacional”, aponta o coordenador estadual. A ideia é divulgar o encontro para amigos e aliados e animar o povo do estado para a participação.

Além disso, durante o Encontro Estadual haverá a discussão da proposta de uma Política de Direitos das Populações Atingidas por Barragens, projeto que visa assegurar os direitos dos atingidos por meio de uma política pública, ou seja, por meio de lei.

 

Contatos: (46) 9902. 2291/ (46) 3524 9533

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro