Ocupação de Belo Monte vai continuar se Norte Energia não tiver solução concreta

Está marcada para esta terça-feira (16) a partir das 14h, reunião entre os ocupantes da ensecadeira da barragem de Belo Monte e representantes do Ministério Público Federal, Funai, Ibama e […]

Está marcada para esta terça-feira (16) a partir das 14h, reunião entre os ocupantes da ensecadeira da barragem de Belo Monte e representantes do Ministério Público Federal, Funai, Ibama e Norte Energia. Essa audiência foi agendada depois que o juiz federal Marcelo Honorato negou pedido de reintegração de posse ontem em favor da Norte Energia.

A reunião deverá acontecer em local próximo à área ocupada por indígenas e pescadores desde o dia 8 de outubro. A empresa também está obrigada a fornecer água potável, o que havia cortado, para garantir as condições mínimas de negociação.

A ocupação aconteceu porque a Norte Energia não cumpriu condicionantes e compromissos com os indígenas e pescadores. A ação tem o apoio dos atingidos pela barragem em geral, dos quais muitos vêm contribuindo com alimentos. A empresa está apertada, pois precisa concluir a construção da ensecadeira antes do período chuvoso. Nesta parte da obra trabalham em torno de 2 mil operários.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) segue apoiando a ocupação. Os militantes do MAB relataram que famílias empobrecidas de áreas alagadiças de Altamira, também ameaçadas por Belo Monte e abandonadas pelo poder público, estão arrecadando alimentos para mandar para o acampamento: “Hoje são vocês, amanhã pode ser a gente”, justificou uma militante.

De acordo com a empresa, os moradores das áreas alagadiças de Altamira, que somam 25 mil pessoas, deverão sair até julho de 2014, porém até hoje as famílias não sabem sequer o local para onde vão.

Os indígenas contaram que a ocupação é pacífica, bem ao contrário do que tenta mostrar a Norte Energia. E disseram que dessa vez não querem ser mais enganados pela empresa. Eles só saem com a garantia de que os compromissos serão cumpridos.

“Nunca pensei que o Xingu fosse ficar nessa situação, sem peixe”, desabafa pescadora

Entre os pescadores, que já estão acampados próximos à ensecadeira há 32 dias, está Rosa Silva Gomes, 65 anos, 15 filhos. O marido e a filha, Sebastião e Áurea, têm necessidades especiais. Ela mora e pesca logo abaixo do local da ensecadeira. “A gente não agüenta mais as explosões, a terra até treme. O peixe está fraco. Antes a gente pegava até 150 kg de peixe por mês, hoje a gente não acha peixe nem para comer”.

Rosa disse que já procurou a Norte Energia, mas a empresa não fez nada. E desabafou: “nunca pensei que o Xingu fosse ficar nessa situação, sem peixe”. 

FOTO: Greenpeace

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro