MAB discute pauta dos atingidos por Samuel com Eletronorte e Eletrobrás em RO

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu nessa terça e quarta-feira (3 e 4 de julho) com as estatais Eletronorte e Eletrobrás em Porto Velho (RO) para discutir […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se reuniu nessa terça e quarta-feira (3 e 4 de julho) com as estatais Eletronorte e Eletrobrás em Porto Velho (RO) para discutir os passivos da hidrelétrica de Samuel.

“A barragem foi construída há mais de 28 anos e causou problemas que ainda não foram solucionados pelo Estado brasileiro”, afirma Océlio Muniz, militante do MAB em Rondônia. Entre as dívidas do Estado estão a construção de uma ponte, incentivos à produção em reassentamento e acesso à energia e a bens culturais.

Com relação à construção da ponte sobre o rio Jamari, para ligar a cidade de Itapuã à área rural, o representante da Eletronorte, José Luiz, afirmou que a estatal está em processo de licitação e até 31 de agosto deve ser contratada uma construtora para começar a estudar a viabilidade da obra e a previsão e que  ate final de outubro de 2014 ponte estará em pleno funcionamento.

O MAB também colocou em pauta a questão fundiária do distrito de Triufo, onde as famílias atingidas foram reassentadas pelo INCRA. Essas famílias não têm acesso aos programas de incentivo à produção do governo. A Eletronorte alegou que já repassou os recursos para o INCRA na região.

Outra pauta diz respeito ao acesso à energia de qualidade em Itapuã e em Triunfo. A Eletrobrás afirmou que o processo de licitação já está em andamento e a empresa responsável  para fazer  construção da Construção de subastação  será contratada até o dia 9 de outubro,tem previsão para em outubro do ano que vem esta virgo. Fico acerto que Eletrobrás ira fazer novamente uma reunião com MAB em outubro de anos, na região de Samuel. 

O Movimento também cobrou avanço na discussão do convênio futuro com a Eletronorte para levar às comunidades atingidas pela barragem de Samuel o cinema itinerante, para garantir o direito de acesso à produção cultural.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro