MAB reúne 300 pessoas em assembléias nos bairros de Altamira
As últimas atividades do MAB em Altamira, no período de 1º a 6 de junho, reuniram aproximadamente 300 pessoas em 5 assembléias realizadas nos bairros Boa Esperança, Nossa Senhora Aparecida, […]
Publicado 13/06/2012
As últimas atividades do MAB em Altamira, no período de 1º a 6 de junho, reuniram aproximadamente 300 pessoas em 5 assembléias realizadas nos bairros Boa Esperança, Nossa Senhora Aparecida, Peixaria, Açaizal e Independente II. Estes bairros são ameaçados pela barragem de Belo Monte e concentram cerca de 30 mil pessoas.
Após as assembleias locais, aconteceu uma assembléia geral, aprofundando o debate sobre a proposta imposta pela empresa e o projeto de organização das famílias. As pessoas ficaram iradas com informativo da Norte Energia distribuído nas casas, no qual a empresa afirma que pretende relocar as famílias dessas áreas até 2014, sendo que ela já pretende encher o lago em janeiro de 2015.
O panfleto afirma ainda que o posseiro terá que comprovar que é dono do imóvel, que o inquilino não terá direito a reassentamento e sua moradia será paga por ele através de financiamento via Programa de Habitação do Governo, que os valores das casas onde moram lhes será apresentado para entenderem como a empresa chegou àquele valor e, não, para negociarem e, por fim, que as baixadas onde moram, atualmente, será transformada em área nobre de lazer, o que deixa subtendido a intenção da empresa de limpeza social nas margens do lago, escondendo os empobrecidos.
A política de negociação da Norte Energia é um retrocesso em relação à conquista em outras barragens, ainda que não tenham garantido o direito. Na hidrelétrica de Aimorés, por exemplo, em Minas Geras, da Vale e Cemig, duas empresas sabidamente prepotentes, as famílias que moravam de aluguel conquistaram o direito de casa social, disse um dos coordenadores do MAB.
De acordo com avaliação da coordenação do Movimento, as atividades alcançaram seus objetivos: reunir cerca de 300 pessoas, desmascarar a proposta de negociação da empresa e debater a proposta de organização do povo. Isso não é pouca coisa, disseram os presentes. Eliane Moreira Santos, militante do MAB e participante de Grupo de Base no Bairro Boa Esperança, afirmou que a maior conquista foi atingir pessoas que não participam dos grupos de base. O desafio agora é criar o sentimento de pertença nessas pessoas, finalizou.
Xingu + 23
Inicia-se hoje, 13, o Xingu + 23, evento paralelo à Rio + 20 de iniciativa do Xingu Vivo para Sempre, com participação do MAB, diversas outras entidades, artistas e jornalistas do Brasil e do mundo. As atividades de hoje e de amanhã (14) serão na Comunidade Santo Antônio, quase totalmente destruída pela Norte Energia. No dia 15 haverá caminhada em Altamira, com concentração às 7:30 horas em frente à CELPA, a distribuidora de energia no Pará. O Movimento dos Atingidos por Barragens está mobilizando famílias que enfrentam problemas com o fornecimento de energia, com queda constante, corte ou por falta do serviço em sua casa.