Trabalhadores e atingidos fazem seminário no RS

Os trabalhadores do setor energético e os atingidos por barragens do Rio Grande do Sul vão lançar a campanha em defesa da renovação das concessões do setor elétrico nesse dia […]

Os trabalhadores do setor energético e os atingidos por barragens do Rio Grande do Sul vão lançar a campanha em defesa da renovação das concessões do setor elétrico nesse dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade acontecerá em Porto Alegre.

Estão organizando a atividade as entidades articuladas na Plataforma Operária e Camponesa para Energia: o Sindicato dos Trabalhadores do Setor Elétrico (Sinergia), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), a Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Engenheiros. A atividade conta com o apoio da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Neste ato regional, lideranças dos movimentos sociais e sindical, parlamentares e representantes do poder executivo vão reafirmar seu compromisso pela renovação das concessões. No entendimento da Plataforma, a não renovação das concessões – ou seja, a realização de novos leilões – abre uma brecha para privatizar ainda mais o setor elétrico brasileiro, pois muitas das concessões que vão vencer pertencem a estatais como a CEEE, CGTE, ELETROSUL, CELESC, COPEL, ENERSUL, entre outras.

Para os trabalhadores e atingidos, energia é de vital importância para o desenvolvimento econômico e social e precisa continuar “nas mãos” do Estado e não de grupos privados nacionais ou estrangeiros através de um novo momento de privatização do setor.

“É preciso que a sociedade organizada lute pela renovação das concessões estatais de energia e contra a privatização, como forma de garantir soberania nacional, crescimento, desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade, gerando emprego e renda, diminuindo as desigualdades regionais e oferecendo a milhões de brasileiros e brasileiras uma vida digna e justa”, afirma Marco Antonio Trieiveiler, da coordenação do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro