Luta contra a privatização dá o tom da jornada em Brasília

Centenas de atingidos por barragens de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins estarão acampados em Brasília entre os dias 13 e 15 de março, durante a Jornada Nacional de Lutas […]

Centenas de atingidos por barragens de Minas Gerais, Goiás, Bahia e Tocantins estarão acampados em Brasília entre os dias 13 e 15 de março, durante a Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Os atingidos vão lutar em conjunto com os trabalhadores contra a privatização do setor elétrico. Na concepção do MAB, a privatização, processo iniciado no Brasil durante a década de 90, aumentou a violação dos direitos dos atingidos por barragens, intensificou a exploração dos trabalhadores e causou a piora do fornecimento de energia para a população, além de aumentar as tarifas.

Como parte das atividades em Brasília, no dia 13 acontecerá um ato público pelos direitos dos atingidos e em defesa da renovação das concessões do setor elétrico. O MAB, junto aos trabalhadores do setor elétrico, defende a renovação das concessões que vão vencer em 2015, muitas delas na mão de empresas estatais, e que correm o risco de serem privatizadas se forem realizados novos leilões.

No dia 14, o MAB vai entregar a pauta nacional de reivindicações para os poderes Executivo e Legislativo e denunciar as violações de direitos praticadas pelas empresas do setor energético. A atividade ocorrerá no dia 14 de março, de 9h às 12h, no auditório Nereu Ramos, localizado no anexo II da Câmara dos Deputados.

“O Estado brasileiro planeja as hidrelétricas, concede as licenças ambientais, libera financiamentos públicos para construir as obras. Porém, até hoje o Estado não tem uma política de tratamento às populações atingidas”, afirma Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB.

No dia 15, os atingidos darão continuidade às lutas, cobrando que o governo receba a pauta nacional dos atingidos por barragens e dos trabalhadores. “Vamos cobrar os direitos historicamente negados aos atingidos, defender a renovação das concessões, lutar contra a terceirização no setor elétrico e defender que os fundos do pré-sal sirvam para os trabalhadores”, ressalta Joceli.

A Jornada Nacional de Lutas do MAB vai mobilizar milhares de atingidos em várias cidades do país, incluindo Rio de Janeiro, Belém, Porto Velho, Florianópolis, Recife, além de Altamira, cidade atingida pela hidrelétrica de Belo Monte. A atividade é em comemoração ao14 de Março: Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro