35° Romaria da Terra questiona construção do Complexo Garabi

Cerca de doze mil pessoas participaram na última terça feira (21), da 35ª Romaria da Terra, no município de Santo Cristo, região noroeste do Rio Grande do Sul. A temática […]

Cerca de doze mil pessoas participaram na última terça feira (21), da 35ª Romaria da Terra, no município de Santo Cristo, região noroeste do Rio Grande do Sul. A temática central do evento, que ocorre anualmente, foi uma reflexão e um debate acerca das águas, da preservação da natureza e da agricultura familiar camponesa.

Neste contexto, também foi questionada a construção das barragens binacionais projetadas para a região, Panambi, em Alecrim, e Garabi, no município de Garruchos. Ao longo da caminhada era possível ver os diversos cartazes que manifestavam a preocupação da população em relação a construção das obras.

Para Neudicléia de Oliveira, militante do MAB, a romaria abordou questões muito sérias e complexas. “A Romaria da Terra tem esse papel fundamental de reflexão e denúncia sobre temas importantes do nosso cotidiano e que são pouco discutidos na sociedade hoje.”

A Romaria foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em conjunto com a Diocese de Santo Ângelo.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro