Obra de Belo Monte antecipa alagamento em Altamira
Os moradores da área alagadiça de Altamira, acostumados com as enchentes do Xingu, neste ano estão assustados: A gente saía de casa em março, desta vez a água chegou mais […]
Publicado 03/02/2012
Os moradores da área alagadiça de Altamira, acostumados com as enchentes do Xingu, neste ano estão assustados: A gente saía de casa em março, desta vez a água chegou mais cedo e está subindo muito, afirma a moradora Célia, que se mudou temporariamente para o Parque de Exposições da cidade. O Xingu já subiu mais de sete metros e já inundou as baixadas.
A subida do rio e o alagamento antecipado é causado pelo barramento do Xingu, iniciado no início de janeiro, pouco abaixo da cidade de Altamira. A Norte Energia está construindo uma estrada de 500 metros no leito do Xingu, desviando-o até o local onde pretende construir a principal casa de força de Belo Monte. Se você cerca o rio, é claro que a água represa, dizem as pessoas.
Na última quarta-feira (2), a área alagadiça de Altamira, onde moram centenas de famílias, estava movimentada com a realocação das pessoas. Caminhões circulavam os bairros e as famílias se mobilizavam, umas ajudando as outras, e, com apoio da prefeitura local, quase 100 famílias se mudaram temporariamente para o Parque de Exposições.
Militantes do MAB estão de prontidão na área alagada, dialogando com as famílias e acompanhando de perto a sua situação no Parque de Exposições: Nos outros anos colocaram aqui até mil famílias, e a situação fica insuportável. Vamos precisar de mais abrigos, afirmou Edzângela, militante do MAB e moradora no bairro. O tempo de morada no Parque pode durar até maio, tudo depende do que vão fazer com as águas do Xingu.