MAB se solidariza com a luta das famílias do Pinheirinho por moradia

A reintegração de posse, levada a cabo com extrema violência e desrespeito, é mais uma mostra do tratamento dispensado aos pobres que lutam por seus direitos no estado de São […]

A reintegração de posse, levada a cabo com extrema violência e desrespeito, é mais uma mostra do tratamento dispensado aos pobres que lutam por seus direitos no estado de São Paulo.

Neste domingo (22), um aparato policial com 2 mil soldados, dois helicópteros e carros blindados invadiu a área de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), para expulsar 1.600 famílias que ocupavam o local desde 2004. A ação, levada a cabo com extrema violência e desrespeito, é mais uma mostra do tratamento dispensado aos pobres que lutam por seus direitos.

A área, de 1,3 milhões de metros quadrados, pertence à massa falida de Naji Nahas, megaespeculador que chegou a ser preso pela Polícia Federal por crimes contra o sistema financeiro na operação Satiagraha, em 2008.

A decisão da Justiça estadual de acionar a reintegração de posse, em desacordo com uma liminar da Justiça federal que a suspendia e atropelando as negociações, é uma mostra de que lado estão a Justiça e o governo do estado de São Paulo. Assim como na recente operação de “limpeza” da Cracolândia, na capital paulista, fica claro mais uma vez que a solução para os problemas sociais no Estado mais rico do país é feita de bala e cacetete.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é solidário à luta das famílias do Pinheirinho pelo direito à moradia e repudia todo tipo de violação de direitos humanos perpetrada pelo governo do estado de São Paulo e sua polícia militar.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro