MAB ocupa órgão responsável pelo licenciamento de Garibaldi

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocupou na manhã de hoje (09) a Fundação do Meio Ambiente (FATMA), em Florianópolis (SC). O objetivo da ação foi cobrar do órgão […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocupou na manhã de hoje (09) a Fundação do Meio Ambiente (FATMA), em Florianópolis (SC). O objetivo da ação foi cobrar do órgão mudanças nos critérios de enquadramento para fins de indenização das famílias atingidas pela barragem de Garibaldi, que está sendo construída no rio Canoas.

A FATMA liberou a licença provisória para a construção da barragem para seis meses. A empresa Triunfo, responsável pela obra, não cumpriu o acordo que venceu no dia 02 de agosto. Nesse acerto estavam cerca de 30 condicionantes que a Fundação havia solicitado à empresa. Dentre elas, os problemas sociais e ambientais que a empresa teria que resolver antes de começar a obra.

Segundo lideranças do MAB, os problemas sociais e ambientais não foram resolvidos e a FATMA liberou uma segunda licença, de mais 40 meses, para a empresa cumprir. O que é mais grave é que a Assistência Técnica da FATMA havia apresentado um documento afirmando que os problemas sociais não tinham sido solucionados pela empresa Triunfo. Mesmo assim a FATMA liberou a segunda licença.

O MAB reivindicou da Fundação que suspenda a segunda licença e que mude os critérios apresentados pela empresa. Para o movimento, os critérios não estão contemplado os atingidos pela hidrelétrica de Garibaldi.

Negociação

O presidente da FATMA, Murilo Flores, juntamente com o diretor de licenciamento e o gerente de Recursos Hídricos, fizeram uma reunião com o MAB durante a mobilização. Ficou acertado que o órgão irá contatar a empresa Triunfo pedindo esclarecimentos sobre o fato. Além disso, se comprometeram que na próxima segunda – feira (12/12), farão uma reunião entre a empresa Triunfo, MAB e a FATMA. No final desta negociação, os atingidos por barragens desocuparam o prédio da FATMA.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro