Militante do MAB lança mais um livro
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza na próxima quinta-feira, dia 03 de novembro, o lançamento do livro O cronista, quando o amor, missão e militância cruzam o mesmo […]
Publicado 01/11/2011
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza na próxima quinta-feira, dia 03 de novembro, o lançamento do livro O cronista, quando o amor, missão e militância cruzam o mesmo caminho. O romance foi escrito pelo padre Antônio Claret Fernandes, militante do MAB, hoje em missão na região de Altamira, no Pará, onde será construída a barragem de Belo Monte. O lançamento acontece às 20 horas, na Universidade Federal de Viçosa.
Claret, como é mais conhecido, é padre desde 1996 e sempre orientou seu sacerdócio pela opção preferencial pelos pobres e pelo compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, sobretudo tendo uma militância ativa junto com os atingidos e atingidas por barragens organizados no MAB.
O livro é fruto desta vivência com o povo trabalhador que luta pelos seus direitos e por uma nova sociedade. Sua inspiração principal são as histórias recolhidas ao longo de muitos anos de convivência com os incontáveis personagens reais que cruzam seu caminho diariamente. Claret também é autor de Contos de Sofia, além de diversos artigos e poesias. Toda a renda da venda dos livros será revertida para fortalecer a organização dos atingidos por barragens em todo o Brasil.
O lançamento acontecerá a partir das 20h no Auditório do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa e é parte da programação do I Encontro Regional do MAB da Zona da Mata de Minas Gerais, que ocorre entre os dias 03 e 05 de novembro também nas dependências da universidade.