Atingidos por Emboque e Granada apresentam pauta de reivindicações à Brookfield

Uma comissão com representantes das diversas comunidades atingidas pelas barragens de Emboque e Granada, construídas em Abre Campo (MG), recebeu a empresa Brookfield, responsável pelas obras, no acampamento Silvio Ziquita, […]

Uma comissão com representantes das diversas comunidades atingidas pelas barragens de Emboque e Granada, construídas em Abre Campo (MG), recebeu a empresa Brookfield, responsável pelas obras, no acampamento Silvio Ziquita, nessa quinta-feira (22). Os atingidos apresentaram suas demandas à empresa e denunciaram a forma como foram tratados ao longo dos 15 anos da existência das barragens.

Cada representante apresentou as demandas urgentes das localidades, como a construção de estação de tratamento de água e esgoto, de fossas sépticas, de pontes e recuperação de casas danificadas. Também foram apresentadas pendências como a recuperação de estradas que, na imensa maioria, são ruins e perigosas. O acesso às cidades de Raul Soares, Abre Campo e Matipó foi muito prejudicado depois da construção das barragens.

Projetos coletivos de geração de trabalho, emprego e renda permanentes também estavam na pauta entregue aos representantes da empresa.

Os representantes reafirmaram o conteúdo do relatório aprovado em novembro de 2010 pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, que constatou um padrão de violação dos direitos humanos na construção das duas barragens.

O diretor de meio ambiente da Brookfield, Antônio Fonseca, assumiu o compromisso de continuar o processo de negociação e afirmou que os erros cometidos pelas antigas donas das barragens, a Brascan e Cataguases Leopoldina, não serão repetidos. Foi marcada outra reunião no meio de outubro para o avanço das conversas e a constituição de um grupo de trabalho.

Durante a reunião, cerca de 200 atingidos da região se reuniram em uma assembléia popular no acampamento para acompanhar as negociações e protestar.

Thiago Alves, membro da coordenação estadual do MAB, avaliou positivamente a reunião, mas acredita, que para além de qualquer boa vontade, será a luta e a organização do povo que garantirão a vitória. “A conversa com a empresa foi animadora, mas não devemos ficar iludidos com boa vontade. O que vai garantir as conquistas será o avanço da organização dos atingidos e a construção coletiva das lutas populares como este acampamento. Foi por causa do acampamento Silvio Ziquita que a empresa esteve aqui” lembrou.

Haverá outra assembléia na segunda-feira (26) e na terça-feira (27) o INCRA irá ao acampamento cadastrar as dezenas de famílias atingidas sem terra que ainda esperam cadastramento na região.

Acampamento

O acampamento Silvio Ziquita, às margens do lago de Emboque, começou na terça-feira (20) e recebeu este nome em memória a um atingido que se enforcou devido à intensa pressão da empresa para abandonar a terra.

Um memorial foi construído no acampamento lembrando as dezenas de trabalhadores e trabalhadoras mortos diretamente ou indiretamente pelo processo de instalação das barragens.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro