Marcha unitária reúne 20 mil trabalhadores pela Esplanada

Cerca de 20 mil pessoas marcham em defesa de uma plataforma política que une o conjunto da classe trabalhadora, para enfrentar os interesses do capital financeiro e das grandes empresas […]

Cerca de 20 mil pessoas marcham em defesa de uma plataforma política que une o conjunto da classe trabalhadora, para enfrentar os interesses do capital financeiro e das grandes empresas transnacionais no contexto da crise econômica mundial.


Os 3.000 camponeses da Via Campesina, acampados desde segunda-feira no estacionamento do ginásio Nilson Nelson, somam-se ao protesto que percorreu a Esplanada dos Ministérios.


Os principais pontos da plataforma política são a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no orçamento federal para educação pública e gratuita e a mudança de modelo agrícola, com a proibição da utilização de agrotóxicos e a realização da Reforma Agrária.


Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB, falou das pautas da Via Campesina: “Estamos em Brasília para fazer o governo federal ter coragem de colocar em pauta a reforma agrária, porque é um absurdo que haja famílias acampadas há mais de 20 anos. Também estamos em defesa dos pequenos agricultores, porque enquanto os grandes latifundiários têm suas dívidas ressarcidas, o pai e mãe de família dos pequenos agricultores muitas vezes não têm o que por no prato por falta de crédito.”


“Viemos cobrar do governo e do Congresso Nacional a concretização de todas estas pautas que são direito dos trabalhadores do campo e da cidade. Essa unidade é uma importante demonstração de força do conjunto da classe trabalhadora brasileira vem às ruas contra esse modelo econômico que privilegia os bancos e o agronegócio”, disse João Paulo Rodrigues, integrante da coordenação nacional do MST e da Via Campesina.


Questionamento do modelo energético


Após o ato unificado, os agricultores e agricultoras da Via Campesina foram para a frente do Ministério de Minas e Energia protestar contra os leilões do petróleo e a construção de Belo Monte. “Estamos aqui para denunciar todas essas obras que agridem a classe trabalhadora. Belo Monte atinge 60 mil pessoas e não beneficia o povo brasileiro”, declarou Claret Fernandes, do MAB.


Conheça as bandeiras unitárias da classe trabalhadora


Foto: Vinicius Mansur/Arquivo

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro