Via Campesina continua ocupando o Dnocs, em Fortaleza

Desde ontem (23) cerca de 1500 camponeses da Via Campesina permanecem ocupando a sede nacional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), na capital do Ceará, Fortaleza. A […]

Desde ontem (23) cerca de 1500 camponeses da Via Campesina permanecem ocupando a sede nacional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), na capital do Ceará, Fortaleza.

A ocupação segue denunciando o atual modelo agrícola brasileiro que privilegia o agronegócio e a utilização de agrotóxicos, inviabilizando a reforma agrária e a agricultura camponesa.

Os camponeses também denunciam todas as formas de privatização da água, seja com a construção de barragens, que expulsa ribeirinhos e comunidades tradicionais, seja pelo loteamento dos espelhos d´agua para irrigação de fazendas por grandes empresas.

A Via Campesina exige o assentamento de 27 acampamentos estaduais do MST e o reassentamento para mais de 1000 famílias atingidas por barragens, coordenadas pelo MAB, já cadastradas no Incra. Além disso, a ocupação tem como pauta a construção de infra-estruturas sociais nos assentamentos e reassentamentos; a construção de escolas do campo, com cursos técnicos e profissionalizantes; o acesso a cultura com cinemas itinerantes e bibliotecas comunitárias; e capacitação e projetos produtivos para geração de renda para as mulheres.

Ainda no primeiro dia de ocupação iniciou-se a mesa de negociação com o superintendente interino do DNOCS, Rennys Frota, e o superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), Ricardo Durval, para os quais foi apresentada a pauta e a posição da Via Campesina de somente desocupar o prédio quando existirem encaminhamentos concretos em torno da pauta. Os movimentos também cobram a representação do Ministério da Integração Nacional para que algumas reivindicações ligadas a este ministério tenham andamento.

Segundo as lideranças do MAB, “a ocupação segue firme e forte e conta com o apoio dos movimentos sociais que compõem a Assembléia Popular no estado”. Os movimentos da Via fazem o chamamento aos diversos movimentos, sindicatos, organizações populares do Ceará a se somarem na luta pra construção de um projeto popular para o Brasil.

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro