Ações no Norte e Nordeste se somam à Jornada de Lutas

Fonte: Radioagência NP Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina inicia com atos nas regiões Norte e Nordeste do país. Nesta segunda-feira (22), mais de 300 manifestantes bloqueiam a rodovia […]

Fonte: Radioagência NP

Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina inicia com atos nas regiões Norte e Nordeste do país. Nesta segunda-feira (22), mais de 300 manifestantes bloqueiam a rodovia BR 364, no estado de Rondônia. Outra ação ocorre na Bahia, onde 400 pessoas realizam um acampamento em frente à Universidade do Vale do São Francisco, na cidade de Juazeiro.

A ação em Rondônia é organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Participam do ato trabalhadores e agricultores atingidos pela Usina de Samuel. Segundo a coordenação estadual do MAB, as famílias sofrem com a falta de amparo social e de infraestrutura.

“A linha de transmissão da Usina de Samuel passa sobre os municípios atingidos, que vivem constantemente com queda de energia. Após 25 anos, lá existem mais de mil famílias sem terra atingidas que foram cadastradas pelo Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]”.

Os manifestantes reivindicam um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos, o reassentamento das famílias e ações de fortalecimento da pesca e aquicultura na região.

Já o acampamento na Bahia pretende debater o problema das barragens, o combate ao uso de agrotóxicos, o incentivo à agroecologia e o endividamento dos agricultores. De acordo com a coordenadora do MAB no estado, Marta Rodrigues, as linhas de crédito para o agronegócio comprometem a produção de alimentos.

“O Nordeste é uma das regiões que tem um grande número de trabalhadores endividados por essas linhas de crédito. Hoje os agricultores se encontram sem possibilidade de produzir”.

Cerca de 80% dos agricultores da região estão com altas dívidas, que os impede de acessar novos créditos. A dívida em todo o Brasil chega a R$ 30 bilhões.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro