Via Campesina ocupa Incra em Belo Horizonte

Cerca de 350 integrantes da Via Campesina ocuparam nesta manhã (22) a sede da Superintendência Regional do Incra, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Dentre as reivindicações estão questões relacionadas à […]

Cerca de 350 integrantes da Via Campesina ocuparam nesta manhã (22) a sede da Superintendência Regional do Incra, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Dentre as reivindicações estão questões relacionadas à obtenção de terras para assentamento das famílias acampadas, o desenvolvimento dos assentamentos e o reassentamento das famílias atingidas por barragens sem terra.

Já foram entregues ao superintendente declarações de terras assinadas pelos proprietários interessados em vender as áreas para reassentamento. Há um grande passivo no estado com relação à reforma agrária, sendo que no último período nenhuma família foi assentada no estado e existem assentamentos em condições extremamente precárias que se assemelham à situação dos acampamentos.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina e Assembléia Popular. Em Minas a jornada de lutas tem como pauta, além das demandas apresentadas ao Incra, a qualidade da educação.

Os trabalhadores e trabalhadoras da educação no estado estão paralisados há cerca de 80 dias em luta pelo pagamento do Piso Profissional Nacional, que é descumprido em Minas Gerais. Amanhã e quarta feira (23 e 24) serão realizados atos unificados em defesa da educação e  em solidariedade aos professores em greve.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro